sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Semana da Fitoterapia integra calendário oficial de eventos de São Carlos

08 Out 2014 - 21h28
0 - 0 -

A cidade de São Carlos recebe nos próximos dias 16, 17 e 18 de outubro, a “I Semana da Fitoterapia”, que traz palestras, oficinas, distribuição de mudas de plantas e minicursos. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

Por meio do Projeto de Lei Municipal nº 15.826, de autoria do vereador José Luis Rabello, o evento que está aprovado desde o ano de 2011, passa a integrar o calendário oficial de eventos de São Carlos, a partir de 2014. Neste ano, será realizado através da destinação de emenda parlamentar do vereador autor do projeto.

A abertura do evento acontece no dia 16 de outubro, às 9h30, na Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado). No mesmo dia, das 9 às 12 horas, quem passar pelo local poderá aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia com as alunas do Senac, além de receber orientação sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança. 

Também no dia 16 de outubro, a fitoterapeuta, Maria do Socorro Nunes Penha e a psicóloga, Marenilza Juliano, realizam às 15 horas, no auditório do Paço Municipal, a palestra “Inclusão da Horta Medicinal na Rede Pública de Ensino”. “Será uma forma de informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre o cultivo e o uso de plantas medicinais, ampliando os conhecimentos técnicos dos profissionais da rede municipal de saúde, por meio de cursos e palestras sobre fitoterapia e temas afins”, explicou a fitoterapeuta, Maria do Socorro Nunes Penha.

Durante os três dias, alguns órgãos públicos oferecerão chá de ervas medicinais aos usuários dos serviços públicos, enquanto aguardam pelo atendimento. Sendo estes, a Upa da Vila Prado e do Cidade Aracy, Sim - Serviços Integrados do Município, Casa do Trabalhador e Câmara Municipal. Banners explicativos serão disponibilizados nos locais.

 

Confira a programação completa da I Semana da Fitoterapia:

Dia 16 (quinta-feira) - Abertura Oficial às 9h30

• Das 09h00 às 17h00: Exposição de ervas e plantas medicinais.

Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)

• Das 09h00 às 12h00 - Aferição da pressão arterial e teste de glicemia com alunas do Senac / Acompanhamento Nutricional  “IMC” e orientação sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança.

Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)

• 15h00 - Palestra “Inclusão da Horta Medicinal na Rede Pública de Ensino”

Palestrante: Maria do Socorro Nunes Penha (fitoterapeuta) e Marenilza Juliano (psicóloga)

Local: Auditório “Bento Prado Júnior” - Paço Municipal

• 19h30 - Palestra “O Poder das Plantas Medicinais”

Palestrante: Prof. Wadson Ribeiro da Silva (fitoterapeuta)

Local: Unicep

Dia 17 (sexta-feira)

• 09h00 - Visita monitorada ao Horto Municipal e palestra “Águas que curam”.

Palestrantes: Adriana Rodrigues Pereira e Caius Camargo (terapeutas)                       

Local: Horto Florestal

*Haverá transporte coletivo à disposição dos interessados, com saída da Praça do Mercado Municipal às 09h00 e retorno às 12h00.

• Das 09h00 às 17h00: Exposição de ervas e plantas medicinais.

Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)

• Das 09h00 às 12h00 - Aferição da pressão arterial e teste de glicemia com alunas do SENAC / Acompanhamento Nutricional “IMC” e orientação sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança.

• 15h30min - Palestra “Resgatando o conhecimento popular com as ervas medicinais”.

Palestrante: José Rodrigues de Oliveira (Zé Raizeiro) - Terapeuta Naturalista

Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)

Dia 18 (sábado)

• 09h00 - Encerramento do evento com doação de mudas de plantas para a população e participantes da “Caminhada Pense Rosa”.

Leia Também

Últimas Notícias