quinta, 28 de março de 2024
Em São Carlos

Semana da Física na UFSCar homenageia Stephen Hawking

28 Jul 2018 - 06h56Por Redação
Semana da Física na UFSCar homenageia Stephen Hawking -

A XIV Semana da Física (SeFis) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acontece de 13 a 17 de agosto, com palestras, mesas-redondas, minicursos e atividades culturais, dentre outras, organizadas a partir do tema "Ciência e responsabilidade social: a Física aos olhos de Stephen Hawking". A inspiração é a visão de disseminação da Ciência do físico inglês, falecido em março deste ano, o que resultou em uma programação que busca não só a formação profissional, mas também a formação humana e cultural de estudantes de graduação e pós-graduação em Física e áreas afins e, além disso, de estudantes do Ensino Médio e quaisquer outras pessoas interessadas.

Na programação de palestras, em um total de oito encontros, estão previstos temas que vão de buracos negros e Física Quântica ao ensino de Física inclusivo e à formação de professores de ciências, passando pela reflexão sobre o que é o tempo. Um destaque é a participação de Mário Novello, Pesquisador Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), onde, em 1976, criou o grupo de Cosmologia e Gravitação, inaugurando assim o estudo sistemático de Cosmologia no Brasil. No dia 13/8, Novello profere a palestra "Do Big Bang ao Universo Eterno", em que abordará diferentes explicações para a origem do Universo, e, em seguida, apresenta seu mais novo livro, "O Universo Inacabado - A nova face da Ciência", que fala de Cosmologia para todas as pessoas interessadas.

Além das palestras, o evento terá mesas-redondas sobre divulgação da Ciência e sobre a vida e obra de Stephen Hawking, oficina de ensino de Física, vários minicursos e atividades culturais e uma observação astronômica no Cerrado da UFSCar. A programação completa está no site da SeFis (em https://sefis.df.ufscar.br/), onde também estão as instruções para inscrições, gratuitas. Escolas de Ensino Médio que queiram inscrever seus alunos devem manifestar interesse até esta sexta-feira, dia 27 de julho. Para os demais participantes, o prazo de inscrições vai até 9 de agosto.

A SeFis foi criada em 2005 e, desde então, vem sendo realizada ininterruptamente por estudantes de graduação e pós-graduação em Física da UFSCar, com a participação de docentes e apoio do Departamento de Física (DF). Mais informações estão disponíveis também na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/sefis.ufscar/). As atividades da SeFis acontecem no Campus São Carlos da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias