quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Sem perspectivas, funcionários da Athenas cruzam os braços

02 Ago 2016 - 08h38

São Carlos amanheceu sem transporte coletivo urbano. Aproximadamente 300 trabalhadores da Athenas Paulista, entre cobradores e motoristas paralisaram as atividades por tempo indeterminado.

Registrou algum fato em relação a paralisação? envie para nós através do faleconosco@saocarlosagora.com.br ou pelo whatsapp 16 99633-6030.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Urbanos e de Fretamentos de São Carlos, Amador Perez Bandeira, o movimento grevista ganhou corpo uma vez que os funcionários estão sem perspectivas de futuro.

"A nova empresa (Suzantur) não procurou o sindicato no sentido de procurar dar oportunidade aos trabalhadores, o vale está atrasado. Enfim, eles não têm garantia que estarão empregados após o início de atividades desta nova empresa", disse Amador. A Suzantur deve começar a operar de fato no dia 10 de agosto.

PRINCÍPIO DE TUMULTO

Por volta das 4h desta terça-feira, 2, motoristas e cobradores começaram a se reunir em frente a garagem da empresa, na rodovia Washington Luís (SP-310). Houve principio de tumulto e a PM que reforçou o efetivo no local e chegou a utilizar gás de pimenta para conter a situação.

De acordo com Amador, cerca de 30% da frota chegou a sair da garagem (como manda a lei) no sentido de transportar usuários. Entretanto o sindicalista informou que motoristas e trabalhadores foram ameaçados e todos optaram retornaram a empresa.

SEM TAC

Na semana passada o prefeito Paulo Altomani (PSDB) afirmou que nesta segunda-feira, 1, iria assinar o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para que todos os trabalhadores da Athenas tivessem garantia de emprego com a vinda na nova empresa.

Entretanto, segundo Amador, o prefeito teria voltado atrás e não assinou o documento. "O principal motivo da greve é esse. Os 300 trabalhadores não têm garantia que estarão empregados", afirmou o sindicalista. "A greve é por tempo indeterminado", finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias