sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Segurança alimentar é tema de encontro com educadores

03 Mar 2011 - 18h24

Para dar continuidade ao projeto de capacitação em segurança alimentar, foi realizado nesta quinta-feira (3) no auditório Bento Prado Júnior da Prefeitura de São Carlos, palestra com o diretor de Agricultura, Álvaro Rizzoli, direcionada às diretoras das escolas municipais e estaduais da cidade.

A capacitação iniciou-se com as merendeiras, no dia 3 de fevereiro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Durante cinco dias, as merendeiras aprenderam sobre cuidados de manuseio e preparação dos alimentos.

A palestra contou também com a participação do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito Emerson Leal, da primeira-dama, Cidinha Duarte, da secretária municipal de Agricultura e Abastecimento Regina Bortolotti, da dirigente regional de ensino Débora González Costa Blanco e da secretária municipal de Educação Lourdes Moraes.

Durante a capacitação, Regina enfatizou a revolução no conceito da merenda escolar e o direito de acesso ao alimento saudável. “O principal objetivo da Secretaria é trazer um cardápio adaptado à nova realidade. Além disso, é importante a conscientização de todos da escola, de que são participantes de uma revolução na alimentação e no direito de acesso a ela”.

Representantes da Educação na cidade, Lourdes e Débora, lembraram a importância em se trabalhar a permanência do aluno na escola por meio de um ambiente limpo e organizado. Débora afirmou também sua satisfação com a Prefeitura em ter assumido a alimentação e ter disponibilizado merendeiras às escolas estaduais.

Na capacitação, o prefeito Barba entregou à professora Sandra Petromilli Esperança, diretora da Escola Estadual Professor Adail Malmegrin Gonçalves e à diretora Paula D’Agostino, do CEMEI Ida Vinciguerra, o Manual de Boas Práticas em Segurança Alimentar e o Receituário Padrão 2011. A entrega para as demais escolas será feita diretamente para as merendeiras na própria escola.

 

Manual e Receituário – Para um maior cuidado e preparação dos alimentos, foi criado para este ano o Manual de Boas Práticas em Segurança Alimentar e o Receituário Padrão 2011.

O Receituário traz um cardápio com o teor nutricional de cada refeição da semana. Para a semana, são sugeridas sete ou oito refeições adaptadas de acordo com a faixa etária dos alunos atendidos na escola.

O prefeito Barba lembrou, durante o evento, que para muitas crianças a merenda escolar é a única fonte de alimentação do dia. Por isso é importante a nutrição balanceada e alimentos corretamente preparados. “Com a desnutrição, o poder de absorção de conhecimento pela criança fica muito reduzido. É pensando nisso que priorizamos a segurança alimentar, com refeições balanceadas para criar condições de aprendizado”, destacou. Para ele, a parceria com o Estado é fundamental para que todos os alunos do município sejam atendidos. “Os alunos podem ser do Estado ou do município, mas, em primeiro lugar, eles são são-carlenses e merecem a nossa atenção”, ressaltou. A Prefeitura de São Carlos firmou acordo com o Estado e assumiu as merendeiras das escolas estaduais. “Em troca pedi apenas a construção de três novas escolas”, explicou o prefeito.

 

Leia Também

Últimas Notícias