quarta, 24 de abril de 2024
60 eventos em 8 dias

Segunda edição do Cofest conecta empreendedorismo, tecnologia e inovação em 4 espaços de São Carlos

18 Set 2019 - 06h39Por Redação
Segunda edição do Cofest conecta empreendedorismo, tecnologia e inovação em 4 espaços de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Projetar e construir guitarras elétricas usando papelão, papel alumínio, tinta e muita criatividade. Ou montar um piano sobre o chão mesmo, para depois poder pisar nas teclas e fazer música. O workshop de Robótica foi montado pela Escola Yadaa para 90 crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Ermantina: “A ideia é mostrar que robótica e programação podem ser divertidas e de fácil acesso”, explica um dos sócios da escola, Jerônimo Seles.

A oficina é apenas uma das 60 atividades do Cofest, Festival Internacional de Co-Empreendedorismo e Co-Inovação de São Carlos. Essa é a segunda edição do evento, que acontece de 20 a 28 de setembro, ao mesmo tempo, em 4 espaços de São Carlos.

As atividades foram divididas também por eixos temáticos. No Instituto Inova, tudo foi montado pensando em Tecnologia.  A abertura do festival vai ser no dia 20 de setembro, às 19h, no Paço Municipal.

O Cofest nasceu de um grupo de trabalho, criado em 2017 e formado por pesquisadores e empreendedores que queriam criar um plano estratégico para fortalecer a vocação de São Carlos como um polo de inovação. “E uma das ideias que surgiu desse grupo foi justamente criar um evento que funcionasse como uma vitrine de tudo que fazemos aqui na cidade. Nossa inspiração foi o Festival de Gramado, que atrai turistas do mundo todo para consumir cinema e cultura. A gente queria fazer um evento que trouxesse as pessoas pra cá, pra consumir tecnologia, empreendedorismo e inovação. Depois de 20 reuniões, formatamos o Cofest”, explica um dos coordenadores do festival, Alexandre Naressi.

Dentro do Instituto Inova, os eventos foram distribuídos de acordo com 5 temas, 1 por dia. Começando com saúde na segunda-feira, 23. Neste primeiro encontro, o professor do Instituto de Física da USP, Vanderlei Bagnato, vai falar sobre os desafios e oportunidades de se implantar tecnologia na área de saúde. E a pesquisadora Valéria Longo, residente do Instituto Inova, vai explicar como foi a jornada dela, saindo do campo da pesquisa para o empreendedorismo, ao abrir uma empresa de diagnóstico capilar.  Além de um bate-papo com startups.

Na terça-feira, 24, o assunto é a educação. Além do workshop de Robótica com a Escola Yadaa, vai ter uma roda de conversa com pesquisadoras falando sobre a educação inclusiva. E uma palestra sobre como a tecnologia pode ser aplicada ao ensino.

 

O tema da quarta-feira, 25, é a construção. O dia começa com apresentação dos trabalhos vencedores na Semana da Engenharia Civil da UFSCar. Depois, tem mesa-redonda sobre a Influência das Universidades na Tecnologia na Construção com a professora Cali Achon, coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UFSCar, e as empresas júnior da UFSCar e da USP. Em seguida, tem palestra sobre as Smart Cities com a diretora geral do Instituto Inova, Bruna Boa Sorte. E pra fechar o dia, um bate-papo com Jorge Neto, BIM Manager of Design da Ambar Plataformas e Ian Fadel, CEO e Co-Founder da Ambar, empresa que faz parte do Parque Ecotec Damha, gerenciado pelo Instituto Inova. Eles vão falar sobre a tecnologia BIM, usada para construir virtualmente o empreendimento e assim reduzir custos, otimizar tempo e dar mais eficiência ao canteiro de obras.

Na quinta-feira, 26, é a vez da tecnologia da informação.  O dia começa com uma roda de conversa com mulheres de destaque na área, que vão discutir como a tecnologia tem promovido a inclusão e a igualdade entre mulheres e homens. Em seguida, tem duas palestras sobre criptomoeda e indústria 4.0.

Na sexta-feira, 27, o tema vai ser agrobiotech. Neste dia, a Embrapa Instrumentação vai mostrar exemplos de equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta e a aplicação deles no campo.

O encerramento também vai ser no Instituto Inova, dia 28 de setembro, às 9h, com planejamento estratégico do Ecossistema de Inovação de São Carlos.

“O Cofest é um evento que promove o Sancahub (denominação geográfica atribuída a São Carlos no universo da inovação e tecnologia), mostrando suas capacidades competitivas e atraindo novos atores, sejam eles inovadores ou investidores. O Instituto Inova é uma comunidade empreendedora que faz parte desse ecossistema. E vai ter a oportunidade de participar com eventos que ressaltam seus valores: inovação, diversidade e sustentabilidade”, explica a diretora geral do Instituto Inova, Bruna Boa Sorte.

SERVIÇO

2ª EDIÇÃO DO COFEST

20 A 28 DE SETEMBRO

LOCAIS: INSTITUTO INOVA, PAÇO MUNICIPAL, SENAI E ONOVOLAB.

PROGRAMAÇÃO COFEST – INSTITUTO INOVA

PROGRAMAÇÃO COFEST:

21 DE SETEMBRO – 14H – EXPOROBÓTICA

23 DE SETEMBRO – 9h - SAÚDE– MEETING – Tecnologia, inovação, Empreendedorismo.

                                    -  10h - Vanderlei Bagnato, pesquisador do Instituto de Física da USP – “Pesquisas e Novas Tecnologias em Negócios”

                                    - 10h30 – Euclides Matheucci Júnior, sócio-fundador e administrador das empresas DNA Consult Genética e Biotecnologia – “Oportunidades e Desafios de Implantar Tecnologia na Área de Saúde”

                                    - 11h00 – Case de sucesso: Valéria Longo, pesquisadora e idealizadora da Katléia, empresa de diagnótico capilar, residente do Instituto Inova

23 DE SETEMBRO – 8H – EDUCAÇÃO – OFICINA - Robótica conectada com a educação inclusiva

                                 - 14H - EDUCAÇÃO – OFICINA - Robótica conectada com a educação inclusiva

                                 - 18H – EDUCAÇÃO - RODA DE CONVERSA - Tecnologia e Educação Especial, com 3 grandes profissionais da área de educação (Danitiele Maria Calazans Marques, pedagoga com habilitação em Educação Infantil; Keila Torezan, doutora em Educação Especial pela UFSCar; e Adriana Garcia Gonçalves, doutora em Educação pela UNESP. Moderação com Lea Veras, consultora educacional e idealizadora da Argumentaê.

                                 - 19H – EDUCAÇÃO -PALESTRA - Tecnologia no Ensino com Felipe Bonilha, fundador da Escola Tic Tae Toe, e Matheus Carra, especialista em sistemas computacionais para educação.

25 DE SETEMBRO – 17H – CONSTRUÇÃO – MOSTRA DE TRABALHOS - Apresentação dos projetos finalistas do PIIC

                                 - 18h – CONSTRUÇÃO – PALESTRA - A influência das universidades na revolução tecnológica da construção

                                 - 19H – CONSTRUÇÃO – PALESTRA - Smart Cities – Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis

                                  - 20H – CONSTRUÇÃO - RODA DE CONVERSA - BIM - A tecnologia que tem Revolucionado a Engenharia e Arquitetura

26 DE SETEMBRO – 18H – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – RODA DE CONVERSA - Mulheres na área de TI - vencendo preconceitos

                                - 19H – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - PALESTRA - IA Para Negócios

                                - 20H– TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PALESTRA – Blockchain, além a criptomoeda, com Paulo Gurgel.

                                - 20H30 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - PALESTRA - ABC Solutions - Industria 4.0

27 DE SETEMBRO – 14H - AGROBIOTECNOLOGIA – MEETING – EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO

28 DE SETEMBRO – 9H – ENCERRAMENTO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COLABORATIVO DO NOSSO ECOSSISTEMA

Leia Também

Últimas Notícias