sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Secretaria de Saúde realiza integração com profissionais do programa mais médicos

24 Abr 2014 - 21h10
0 - 0 -


Atentos ao processo de integração com a cultura brasileira e da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), os 28 médicos cubanos recém chegados em São Carlos, através do Programa Mais Médicos, participaram na manhã desta quinta-feira (24), de uma reunião de integração com funcionários da Secretária Municipal de Saúde, ocasião em que puderam contar um pouco da carreira profissional e participar de um bate papo sobre a Rede Municipal de Saúde.

Esta primeira reunião foi realizada com a equipe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA). Durante o encontro, o diretor do departamento, Wander Roberto Bonelli, explanou sobre o funcionamento da rede de Atenção da Saúde, leis, metas e sistema de saúde disponível na cidade. “É uma introdução, onde estamos trocando experiências. Nesta primeira reunião eles demonstraram que estão preparados para a Atenção Primária a Saúde, e prontos para diagnóstico e tratamento dos pacientes, dentro das diretrizes que o SUS preconiza”, disse Wander.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelli Líbero, o processo de integração acontecerá com todos os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é que na primeira quinzena de maio, os médicos já estejam atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e Unidades de Saúde da Família (USF´s). “Esperamos por este momento desde quando inscrevemos o município no programa. Com os profissionais, vamos aumentar o percentual do atendimento na Atenção Básica de Saúde e assim reorganizar todo o sistema de atendimento da Rede Municipal de Saúde”.

Os médicos chegaram em São Carlos na última terça-feira e receberão bolsa do Governo Federal, cabendo ao município, fornecer auxílio moradia, transporte e alimentação para cada profissional, conforme prevê o programa. Michelli também lembrou que o suporte conseguido através do Programa Mais Médicos, possibilitará ao município, através da Secretaria de Saúde, iniciar um projeto de investimento e melhorias na infraestrutura das unidades, equipamentos e recursos humanos.

Feliz com a primeira reunião e dominando o português, a médica Yutymara Benevidas Duque, que tem 12 anos de formação como médica generalista e 4 anos de experiência na Atenção Básica de Saúde, em Cuba, salientou que toda a equipe está ansiosa para o início das atividades. “Estamos contentes com a recepção do povo de São Carlos e com o acolhimento da primeira troca de conhecimentos e experiências. Juntos, trabalharemos para levar mais saúde à comunidade e deixar nossa colaboração”, afirmou a médica.

A solicitação de adesão ao programa Mais Médicos junto ao Ministério da Saúde, foi realizada em agosto de 2013. Durante a inscrição, a Secretaria de Saúde indicou as Unidades de Saúde em que os profissionais atuarão. Toda a questão operacional e distribuição dos médicos ainda serão decididas em reunião. Também participaram do encontro, a vereadora Cidinha do Oncológico, a Chefe da Divisão de Avaliação e Controle Ambulatorial e Hospitalar Conceição Justa Uchoa, e a Auxiliar de Enfermagem da Divisão de Auditoria Maria Fernanda Buck  Cereda.

 

Sobre o Programa

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões que precisam de mais profissionais. As vagas são oferecidas prioritariamente para médicos brasileiros. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil estará aceitando candidaturas de outros estrangeiros, com a intenção de resolver o problema, que é emergencial para o país. O programa terá duração de três anos. 

Leia Também

Últimas Notícias