terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Secretaria de Saúde divulga cronograma para acompanhamento do Bolsa Família

30 Set 2014 - 22h14
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, divulga o cronograma de horário de atendimento nas Unidades de Saúde, para as pessoas assistidas pelo programa Bolsa Família (PBF). O procedimento de acompanhamento do desenvolvimento é necessário para o cumprimento das ações de responsabilidade dos participantes do programa, com pena de suspensão ou perda do benefício.

O  Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com a finalidade de promover acesso aos direitos sociais básicos. O programa é executado por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social.

Em São Carlos, 4.968 famílias recebem o Bolsa Família. Todas as gestantes, mulheres e crianças com até sete anos de idade que recebem o auxílio, devem ser assistidas por uma equipe de saúde, no qual são realizados acompanhamento e monitoramento das ações e condicionalidades da Saúde.

O prazo para a realização dos procedimentos neste segundo semestre, termina no dia 12 de dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde solicita que as famílias procurem as unidades relacionadas, para que haja tempo hábil no processamento das informações que devem ser encaminhadas para o Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora do departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelli Líbero, é importante que as famílias procurem as unidades o quanto antes. “A Secretaria montou um programação especial para receber os beneficiários. Todas as enfermeiras estão dispostas e empenhadas para o acompanhamento, evitando que as pessoas tenham a saúde comprometida ou o benefício interrompido”.

Quais são as Condicionalidades na área da saúde?

* Para gestantes e nutrizes:

- Inscrever-se no pré-natal e comparecer às consultas na unidade de saúde mais próxima da residência, portando o cartão da gestante, de acordo com o calendário mínimo do Ministério da Saúde;

- Participar das atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.

* Para os responsáveis pelas crianças menores de 7 anos:

- Levar a criança às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde;

- Levar a criança às unidades de saúde, portanto o cartão de saúde da criança, para a realização do acompanhamento do estado nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme calendário mínimo do Ministério da Saúde.

 Planilha acompanhamento Bolsa Família

Leia Também

Últimas Notícias