quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Secretaria de Agricultura retoma doação de alimentos para entidades assistenciais da cidade

21 Nov 2019 - 19h11
Secretaria de Agricultura retoma doação de alimentos para entidades assistenciais da cidade - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, por meio do Banco Municipal de Alimentos, retornou na última terça-feira (19/11), as doações de produtos hortifrutícolas para 23 entidades assistenciais da cidade. As doações foram retomadas assim que o município assinou a renovação do convênio com Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

O programa Banco Municipal de Alimentos tem como objetivo diminuir o desperdício de alimentos, bem como atender através de entidades sociais pessoas com vulnerabilidade alimentar, ou mesmo possibilitando a complementação alimentar de qualidade.

Inicialmente estão sendo doados os produtos hortifrutícolas adquiridos da Agricultura Familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aprovado recentemente, com valor de R$ 674.000,00. A equipe gestora do Banco Municipal de Alimentos buscará também parceria junto aos centros comerciais de distribuição e comércio de gêneros alimentícios, para complementar as doações com produtos estocáveis.

 Os produtos são recepcionados, selecionados, divididos em porções e depois distribuídos, gratuitamente, para 23 entidades assistenciais cadastradas, bem como para a Cozinha Piloto onde são realizados o preparo das refeições que abastecem os restaurantes populares do Cidade Aracy e da Vila Irene.

As quantidades doadas para as entidades são estabelecidas de acordo com o número de pessoas que cada uma atende, bem como, de acordo com faixa etária e sexo. Nesta semana foram repassadas 5 toneladas de alimentos.

Entre as exigências para que as entidades possam receber os alimentos estão: gratuidade total no atendimento aos beneficiados, não utilização dos alimentos na realização de eventos que tenham caráter lucrativo, estatuto, ata de posse da diretoria, ata de fundação da entidade, CNPJ, comprovante de inscrição ou em processo de inclusão no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), além do plano de trabalho da entidade e a relação nominal dos atendidos.

Entre outras, foram contempladas as seguintes entidades: Abrigo de Idosos Helena Dornfeld, ACORDE, Casa de Acolhimento, Associação Missionária Divina Misericórdia, Associação Sal da Terra, Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, Paróquia Santa Madre Cabrini, Nosso Lar, Obra Assistencial Social Sacramentinas, Saber Amar, Salesianos São Carlos e APAE.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento também repassará esses alimentos para programas desenvolvidos na Casa Abrigo Gravelina Terezinha Lemes, Casa da Criança, Centro da Juventude Elaine Viviani, Centro da Juventude Lauriberto José Reys, CAPS – AD, CRAS – Cidade Aracy, CRAS – Pacaembu, CRAS – São Carlos VIII, CRAS – Santa Eudóxia, Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla, Centro POP.  Futuramente também será repassado para o Restaurante Popular do Antenor Garcia, unidade que será inaugurada em breve pela Prefeitura.

Leia Também

Últimas Notícias