sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Secretaria de Agricultura expõe máquinas e produtos da agricultura familiar na Mostra de C&T

26 Out 2011 - 21h14
0 - 0 -

Próximo à Praça de Alimentação da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, o estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Carlos é uma das atrações do evento. Até sábado (29), dia de encerramento da Mostra, serão expostas máquinas que processam alimentos, utilizados no dia a dia da Secretaria para preparar os produtos que vão para a merenda escolar. Também está exposta uma máquina que produz suco de laranja natural, que, inclusive, pode ser degustado pelos visitantes.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, ressalta que o evento é de extrema importância para divulgar os avanços na área de Ciência e Tecnologia em São Carlos, inclusive o que é produzido pela agricultura local, que aplica as tecnologias no momento do plantio. "Além de melhorar a qualidade dos alimentos, a tecnologia aplicada à segurança alimentar - que é implantada em São Carlos - facilita o trabalho das merendeiras, que recebem os alimentos processados", destacou. A tecnologia aplicada em segurança alimentar influencia ainda na mudança de hábitos, estimulando consumo de alimentos saudáveis, que é o caso da agroecologia e a cultura dos hidropônicos.

O estande também expõe até o final da Mostra produtos diretos da agricultura familiar na cidade, como legumes e verduras, mel, queijos, vinhos, palmito, cachaça e café. Os alimentos produzidos pelos agricultores familiares são adquiridos direto pela Prefeitura, vão para o Banco de Alimentos Municipal e, posteriormente, abastecerão as cozinhas dos restaurantes populares e das escolas da cidade. 

Os produtos são adquiridos diretamente da agricultura familiar, cumprindo a determinação nacional de que pelo menos 30% dos produtos hortifrutigranjeiros que vão para a merenda sejam adquiridos da agricultura familiar. A iniciativa vem gerando emprego e renda a cerca de 206 pequenos agricultores cadastrados na cidade. Atualmente, a Prefeitura adquire 73 toneladas de hortifrutigranjeiros por mês, o que representa um investimento de cerca de R$ 205 mil.

Leia Também

Últimas Notícias