quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida apresenta peça gratuita sobre Esclerose Múltipla

15 Jun 2016 - 19h03
0 - 0 -

Com o objetivo de conscientizar a população com relação à Esclerose Múltipla, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realiza na próxima sexta-feira (17), no Teatro Municipal Doutor Alderico Vieira Perdigão, a apresentação gratuita da peça "Se Fosse Fácil, Não Teria Graça!".

O espetáculo começa às 20 horas com classificação etária de 14 anos. Os interessados em acompanhar a peça baseada no livro "Um palhaço na boca do vulcão" (editora Grua), de Nando Bolognesi, devem retirar os ingressos uma hora antes do espetáculo, na própria bilheteria do teatro.

A peça teatral "Se fosse fácil, não teria graça" narra com muito bom humor, a trajetória do autor e intérprete sobre como aprendeu a conviver com as limitações impostas por uma doença degenerativa, progressiva, incurável e com potencial incapacitante, a esclerose múltipla.

Nando Bolognesi nasceu em maio de 1968. Aos 21 ficou sabendo que sofria de uma doença degenerativa, progressiva, incurável e com potencial incapacitante. Formou-se em Economia na USP - Universidade de São Paulo - e História na PUC - Pontifícia Universidade Católica. Casou-se, adotou um filho e resolveu dar uma virada na própria vida ao ingressar na concorridíssima Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP.

Trabalhou no cinema, na televisão e no teatro com diretores consagrados como Hector Babenco, Laís Bodansky, Fernando Meirelles, Celso Frateschi, Elias Andreato, José Rubens Siqueira, Wellington Nogueira e William Pereira entre outros. Integrou o elenco de palhaços dos Doutores da Alegria (2001/2005), criou e dirigiu o projeto Cidadão Clown (2002), criou, atuou e dirigiu o grupo Fantásticos Frenéticos palhaços em Hospitais psiquiátricos (2006-2008) e integrou o elenco de palhaços improvisadores no espetáculo Jogando no Quintal (2002/2012).

De acordo com a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tamy Sato o objetivo do espetáculo é o de conscientizar a população de São Carlos com relação a Esclerose Múltipla, e como vencer os desafios impostos pela doença. "A peça traz um relato sobre como podemos transformar as dificuldades, limites e crises em alegrias, alem de uma reflexão sobre a vida, a morte, nosso lugar no universo e nossa relação com a alteridade".

 

Sobre a doença

A esclerose múltipla acomete o sistema nervoso central e pode afetar o cérebro e a medula espinhal. Com o avanço da doença, os pacientes podem perder algumas capacidades físicas e cognitivas, manifestando-se de formas variadas em cada um.

 

Serviço

Evento: "Se Não Fosse Fácil, Não Teria Graça!".

Data/Hora: 17/06 (Sexta-feira) às 20 horas

Local: Teatro Municipal - Rua 7 de Setembro, 1735 - Centro

Faixa Etária: 14 anos

Entrada Gratuita

*Ingressos devem ser retirados 1 hora antes no espetáculo na própria bilheteria do teatro.

 

 

Leia Também

Últimas Notícias