Menu
terça, 03 de agosto de 2021
Cidade

Secretaria da Educação leva 1.760 alunos da região de São Carlos a atividades culturais em novembro

08 Nov 2011 - 09h54

A Secretaria da Educação levará, durante este mês, 75 mil estudantes da rede estadual em todo o Estado a atividades culturais. Na região de São Carlos, 1.760 alunos de 25 escolas estaduais serão beneficiados. A iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo, que oferece aos jovens a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura, além de diversas unidades do Sesc. O transporte e a alimentação são custeados pela Secretaria e, neste mês, somam um investimento total de R$ 2 milhões.

Dos 1.760 alunos, 1.120 são de escolas na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e 640 de Araraquara. A programação inclui visitas ao Centro de Ciências de Araraquara, à Fazenda Pinhal, em São Carlos, e a unidades do Sesc em ambas as cidades.

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a instituições culturais; Escola em Cena, que leva alunos a apresentações de teatro e dança; e O Cinema Vai à Escola, com exibições de filmes dentro das unidades escolares.

Neste ano, o programa conta com investimento de R$ 32 milhões da Secretaria, o dobro do recurso destinado em 2010. "A ampliação da verba vai permitir que o benefício seja estendido a um número maior de alunos", declarou o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Até o fim deste ano, a estimativa é que 2,5 milhões de alunos sejam beneficiados.

Lugares de Aprender

Em novembro, por meio do projeto Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola, 61.800 estudantes farão 1.545 visitas a 142 instituições culturais em todo o Estado. Participarão da iniciativa 3.090 professores e 1.093 escolas. O projeto promove o acesso de alunos a programações culturais com atividades articuladas ao desenvolvimento do currículo escolar. Neste semestre, há 16 novos destinos na capital, interior e litoral, como o Museu Oceanográfico da USP, na capital.

Escola em Cena

Dentro do projeto Escola em Cena, neste mês, 13.480 alunos terão acesso a 337 produções de teatro e dança. Serão apresentados espetáculos em 28 instituições. Nos roteiros culturais, 674 professores acompanharão os estudantes de 283 escolas.

Os docentes recebem orientações que possibilitam a articulação das produções artísticas ao trabalho pedagógico, de modo a contextualizá-las no ensino das disciplinas. Dessa forma, o trabalho abre caminho para o desenvolvimento de atividades, que podem ser compartilhadas com toda a escola, como apresentações de jogos teatrais, improvisações e peças, entre outras manifestações artísticas.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias