terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Secretária da Agricultura participa do 1° Encontro de Lideranças do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural

08 Jul 2010 - 08h57Por Redação São Carlos Agora

A Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, participou do 1º Encontro de Lideranças do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural realizado no dia 1º de julho em Descalvado. O evento contou também com representantes do Ministro da Agricultura Wagner Rossi, da Secretaria Estadual de Agricultura, do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), do EDR (Escritórios de Desenvolvimento Rural) e vereadores da região.

A solenidade foi aberta pelo prefeito de Descalvado, Luis Antonio Panone, que ressaltou a importância de ações que incentivam o desenvolvimento regional e o necessário intercâmbio de experiências entre as cidades vizinhas.

Como membro permanente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de São Carlos, Regina Bortolotti, ministrou uma palestra sobre o tema “Agricultura Familiar e Alimentação Escolar”.

Durante a palestra, a secretária fez uma exposição dos avanços nas ações e programas municipais realizados em São Carlos na área da alimentação escolar, e em especial, no que diz respeito à aquisição dos produtos da Agricultura Familiar que são destinados à alimentação escolar. Ela ressaltou a importância dos programas implantados em São Carlos como o Compra Direta Local (PAA), que de 2008 à 2009 investiu aproximadamente R$ 2 milhões na aquisição de produtos da agricultura familiar em São Carlos e região, e que teve recentemente aprovado pelo Governo Federal um novo convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que garantirá o repasse da verba de R$ 1.660.000,00 para a continuidade desse programa de  inserção produtiva dos agricultores familiares, gerando emprego, renda e elevação da qualidade de vida dessas famílias.
Regina também discorreu sobre as ações adotadas para que em São Carlos já tenha o início do cumprimento das recentes políticas do Governo Federal, através do FNDE, que permitirão adquirir no mínimo 30% dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar dos produtores familiares. Desde setembro de 2009, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento está agilizando a implantação desse novo sistema, inclusive inovando e elevando a qualidade dos alimentos ofertados à alimentação escolar através do processamento dos legumes e verduras que já são enviados às unidades escolares embalados, higienizados e minimamente processados, garantindo o cumprimento do estabelecido no Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com estas iniciativas, Regina demonstrou como a experiência de São Carlos nesta área tem servido de exemplo para diversos municípios da região. Ela ressaltou também a importância do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural para a congregação de esforços para o desenvolvimento da agricultura já que este setor tem adquirido cada vez mais importância nos programas de governo regionais e dos municípios que tem grandes áreas de seu território dedicadas à agricultura, pecuária e ao agronegócio, como é o caso de São Carlos, Descalvado, Pirassununga, Porto Ferreira, e mais 34 municípios que compõem a regional do CRDR.

Leia Também

Últimas Notícias