quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Saúde realiza sétimo encontro sobre prevenção de álcool e drogas

29 Ago 2014 - 19h35
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS-AD) e apoio do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e PET Redes, realizou nesta sexta-feira (29), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, a sétima temática do Ciclo de Palestras de 2014 “Álcool e Drogas: Ação e Prevenção”.

Com palestra ministrada pelo membro da COMAD, Cláudio Edílio e pela Coordenadora da Pastoral Carcerária, Margarida Maria Neo Rondon, o assunto abordado nesta versão foi Dependência Química e criminalidade. “Nosso principal foco foi mostrar ações que estão sendo feitas na parte repreensiva, pontuando um pouco as questões do uso das drogas com a violência doméstica, abuso sexual entre outras violências, para traçarmos atitudes preventivas.”, disse Cláudio.

As palestras temáticas seguem até novembro, com encontros na última sexta-feira de cada mês. O objetivo do ciclo de palestras é buscar a união e troca de experiências no enfrentamento das dependências químicas de uma maneira geral. De acordo com a coordenadora do CAPS-AD, Ana Carolina Acorinte, os encontros estão sendo bastante produtivos. “Com essa sétima temática estamos entrando na reta final para elaboração de uma cartinha que será distribuída em toda a rede, e para darmos início ao planejamento do próximo ano, com tudo que foi discutido durante os encontros.”

Presente no evento, a coordenadora de Saúde Mental e psiquiatra, Maria Luiza Gomes de Oliveira, afirmou que a temática é contribui para novos desafios. “Nossa meta é levar para a comunidade em geral, a representação do vício para o indivíduo e as complicações sociais desse problema de saúde. A temática é o primeiro passo para a saúde e outros setores sociais, para transformamos a visão sobre nossos pacientes”, concluiu.

As palestras sobre “Álcool e Drogas; Ação e Prevenção” são gratuitas e abertas para a população e, especialmente, para profissionais da área, que recebem certificados de capacitação. O próximo encontro será realizado no dia 26 de setembro com o tema “A questão da dependência e seus desafios indicadores e estratégias de intervenção breves”. 

Os interessados podem confirmar presença através do e-mail: tematicasalcooledrogas@gmail.com ou pelo telefone (16) 3419-5510.

Leia Também

Últimas Notícias