quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Saúde realiza 1ª Campanha de Tuberculose do ano

19 Fev 2014 - 20h00
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Municipal de Especialidades (CEME) em parceria com o Ministério da Saúde e apoio de alunos da UFSCar, inicia na próxima semana, de 24 de fevereiro à 15 de março, a 1ª Campanha de Tuberculose. A atividade acontece duas vezes no ano e tem como principal objetivo, o tratamento e o controle da doença.

 Fundamentada na busca ativa de casos da doença, a campanha será desenvolvida no CEME e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s). Nos locais, profissionais de saúde capacitados, estarão interrogandoos usuários na identificação de problemas respiratórios típicos da tuberculose, que se caracteriza principalmente, pela tosse que persiste por mais de três semanas.

 Segundo a coordenadora da campanha, Isabella Gerin de Oliveira, assim que os casos suspeitos forem identificados, os pacientes serão encaminhados para realização de exames e posteriormente para tratamento. “Estamos reunindo as equipes para aproveitarmos ao máximo o período da campanha. Temos uma meta anual para cumprir, que é realizar exames de escarro (baciloscopia) em 1% da população”.

 A cidade mantém um programa de tuberculose no CEME, anualmente 50 novos casos são identificados e tratados. Isabella também salientou, que durante período da campanha, todas as pessoas que estão com tosse há mais de três semanas, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima, para relatar o problema e colher material para exame.

 

  Tuberculose – A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que ainda é responsável por várias mortes no mundo. É causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, também conhecido como bacilo-de-Koch, e tem como principais sintomas a tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.

Leia Também

Últimas Notícias