quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Saúde intensifica campanha de doenças sexualmente transmissíveis no carnaval

24 Fev 2014 - 20h02
0 - 0 -


Visando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis durante as festividades do Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do programa municipal DST/Aids, iniciou nesta semana, uma campanha intensiva com informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde.

Com o título “DST fique fora dessa”, a campanha também conta com divulgação em outdoors, chamadas em rádios e capacitação de profissionais das Escolas Técnicas doServiço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Paulino Botelho (ETEC), que estão realizando atividades educativas com estudantes do nível técnico.

Segundo a coordenadora do programa DST/AIDS, Isabella Gerin de Oliveira, a cidade já possui ações de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, que estão sendo reforçadas. “Temos um programa de prevenção que acontece durante todo o ano no CEME e nas unidades de saúde. Neste período de festas, onde muitos abusam do álcool, entendemos que é importante reforçar esses cuidados com as doenças e a distribuição de preservativos como prevenção”.

Além da campanha intensiva, algumas unidades de saúde também estão desenvolvendo ações específicas com apoio ao Programa Municipal DST/Aids, que funciona no Centro de Especialidades Médica (CEME).

 

Prevenção e dicas:

- O Preservativo (camisinha) protege você da Aids, da Sífilis e das Hepatites B e C. Usando corretamente, você evita doenças sexualmente transmissíveis e também a gravidez.

- Você pode pegar camisinha gratuitamente nos postos de saúde. Nas Farmácias Populares, o preservativo é vendido a preço de custo.

 - Observe o prazo de validade na embalagem da camisinha, ele é sua garantia de segurança.

 

Cuidado, o álcool pode fazer você deixar a camisinha de lado:

 - Usar álcool e outras drogas pode fazer com que você deixe de usar a camisinha, aumentando o risco das DST´s. Essas substâncias podem diminuir sua inibição e consciência, facilitando a tomada de atitudes que põem em risco a sua saúde. Por isso se beber, é bom tomar alguns cuidados: Alimente-se antes, evite misturar tipos de drogas e bebidas, tenha sempre preservativos, jamais compartilhe agulhas e seringas.

Leia Também

Últimas Notícias