Menu
sábado, 19 de setembro de 2020
Cidade

Saúde implanta agendamento on-line para especialidades médicas

04 Set 2014 - 21h10
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA), deu início neste mês, aos agendamentos on-line através das Unidades de Saúde, para consultas e exames oferecidos no Centro Municipal de Especialidades (CEME) e Centro Oncológico. A medida, além de permitir total gerenciamento do fluxo de atendimento, leva mais conforto para os pacientes que não precisam mais sair da unidade do bairro, para agendar consulta com um médico especialista.

O Sistema de Regulação on-line (SISREG), já era utilizado por algumas Unidades de Saúde do município, porém 70% dos agendamentos ainda eram realizados de forma manual, obrigando os pacientes a comparecer pessoalmente no Centro de Especialidade ou Centro Oncológico,  ocasionando filas em dias de abertura das agendas médicas.

Com a informatização, o DRCA lança no sistema para Unidades de Saúde, a cota de agendamento mensal, assim como as especialidades disponíveis no município, que são preenchidas com a data da execução, procedimento realizado, médico especialista e dados do paciente.

Todos os meses, 7.357 consultas são disponíveis no CEME, através de 23 especialidades médicas e 608 no Centro Oncológico, que dispõe de três especialidades. De acordo com diretor do DRCA, Wander Boneli, o sistema permite controle total do atendimento eletivo no município.

“Com o sistema on-line estamos acompanhando todo o procedimento do paciente, desde encaminhamento pela Unidade de Saúde, até a possível perda de consulta ocasionada pela ausência. Com isso, vamos ter o número real de pessoas atendidas mensalmente, demandas e quais especialidades devem ter mais investimentos”, afirmou ele.

A chefe de divisão do DRCA, Rosana Moreira e a chefe de seção do Complexo Regulador, Adriana Iniesta, acrescentaram que a implantação do agendamento on-line, também visa facilitar o acesso da população às consultas. “São agendamentos de pacientes que já passaram por uma triagem, em que foi constatada a real necessidade de um médico especialista. Com isso, conseguimos oferecer um atendimento de forma programada e organizada”.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias