quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Saúde forma primeira turma do curso de Fitoterapia e Plantas Medicinais

25 Fev 2016 - 19h44
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta quinta-feira (25) os certificados de participação da primeira turma do Curso Introdutório de Fitoterapia e Plantas Medicinais no SUS, o Sistema Único de Saúde. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, representou o prefeito Paulo Altomani na solenidade.

O curso teve duração de quatro meses e foi ministrado na FESC para 58 profissionais da rede de saúde de São Carlos, incluindo médicos, dentistas, enfermeiros e coordenadores de Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa teve forte apoio do vereador José Luís Rabello (PSDB), que saudou os participantes. “O uso da fitoterapia na rede resgata as tradições familiares, o conhecimento passado de geração em geração no uso responsável dos medicamentos fitoterápicos, que sabidamente tem menos efeitos colaterais do que os convencionais”, destacou o vereador.

Já Alice Altomani elogiou a disposição dos participantes em adquirir conhecimento que será de grande validade para a população que utiliza a rede pública de saúde. “É sem dúvida importante oferecer novas alternativas à população, usar de maneira eficiente os fitoterápicos representa mais qualidade para todos”, destacou a primeira-dama, acompanhada também pela chefe de gabinete da Saúde, Luciana Caldeira, que representou o secretário Marcus Petrilli.

A professora Dra. Ketylin Fernanda Migliato, coordenadora do curso, também destacou os avanços com a formação dos profissionais em fitoterapia e plantas medicinais. “Ficamos satisfeitos com o interesse de todos e a maneira como assimilaram os conhecimentos”, destacou.

Em breve uma nova turma deve ser formada, diante da procura dos demais profissionais da rede pela participação. “A FESC como realizadora conjunta do curso pode observar o crescente interesse de todos, vamos avançar muito, destacou o presidente da FESC, Ney Villela.

MEDICAMENTOS NA REDE -  O prefeito Paulo Altomani, acompanhado Secretário de Saúde, Marcus Petrilli já havia se reunido na tarde da última quarta-feira (3), com o vereador José Luis Rabello (Zé do Mato) para definir a primeira compra de medicamentos fitoterápicos que será disponibilizada na Rede Pública de Saúde de São Carlos.

No primeiro momento serão incluídos três medicamentos fitoterápicos e à medida que a demanda for aumentando há possibilidade de serem realizadas novas aquisições.

Os medicamentos a serem ofertados são: Isoflavona (Glycine max ) para tratar sintomas da menopausa, Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) para problemas digestivos e Guaco (Mikania glomerata) com ação expectorante e broncodilatadora.

Como todo medicamento, o fitoterápico deve ser utilizado conforme orientação médica. Para ter acesso, o usuário tem que procurar um profissional – médico legalmente habilitado em prescrever fitoterápicos – em uma das unidades de saúde, com um documento de identificação pessoal e a receita atualizada em mãos, o paciente pode retirar o medicamento em uma das farmácias dessas unidades.

Leia Também

Últimas Notícias