domingo, 23 de janeiro de 2022
Sinal de alerta ligado

Saúde confirma casos de sarampo e rubéola em São Carlos

Vigilância Epidemiológica já realizou as ações de bloqueio vacinal dos comunicantes

01 Dez 2021 - 18h38Por Redação
Departamento de Vigilância em Saúde reforça que as crianças a partir dos 6 meses devem receber a chamada dose zero da Vacina SCR - Crédito: DivulgaçãoDepartamento de Vigilância em Saúde reforça que as crianças a partir dos 6 meses devem receber a chamada dose zero da Vacina SCR - Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirma um caso positivo de Sarampo e um de Rubéola em São Carlos.

O caso positivo de Sarampo é de uma criança 1 ano e 2 meses que ficou em isolamento e já apresenta melhoras dos sintomas. A criança tomou a chamada dose zero da vacina, com 6 meses de idade, porém não recebeu a primeira dose com 1 ano de idade. Outra criança também com 1 ano de idade, porém vacinada, está com suspeita da doença. O caso permanece sob acompanhamento, aguardando resultado do exame. A Vigilância Epidemiológica já realizou as ações de bloqueio vacinal dos comunicantes. Uma criança de Ibaté foi hospitalizada em São Carlos também com suspeita da doença, porém já recebeu alta médica.

Quanto ao caso de rubéola trata-se de uma jovem de 23 anos com sintomas leves da doença. Após investigação epidemiológica foi realizada vacinação seletiva das pessoas da mesma casa e dos quarteirões no entorno da residência. A jovem recebeu somente uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em 1999.

O Departamento de Vigilância em Saúde reforça que as crianças a partir dos 6 meses devem receber a chamada dose zero da Vacina SCR, após completar 1 ano devem receber a primeira dose e a dose de reforço com 1 ano e 3 meses. Todas as pessoas até 49 devem ter pelo menos duas doses da vacina.

Em 2020 doze notificações da doença foram registradas no município, com dois casos confirmados. Em 2020 foram aplicadas 3.940 doses, sendo 2.660 de primeira dose e 1.280 da dose de reforço. Esse ano já foram aplicadas 2.827 doses, 1.914 da primeira dose e 913 da dose de reforço.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Últimas Notícias