sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Saúde alerta para imunização contra o Sarampo

03 Abr 2014 - 19h17
0 - 0 -
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de (VIGEP), faz alerta à população sobre a imunização contra o sarampo. A prevenção se dá pelos 136 casos positivos já confirmados no Brasil neste ano, com maior incidência no Nordeste do país. Outra preocupação é com a chegada de turistas de países com incidência ou surto da doença, para acompanhar a Copa do Mundo.
 Em 2013 o Brasil registrou 211 casos de sarampo. O quadro de atenção para a imunização se dá em especial às pessoas que vão viajar para o estado do Ceará, que já contabiliza 119 casos positivos da doença. O reforço dos cuidados também é válido para o evento da Copa de 2014, devido a presença de turistas da África, Ásia, Europa e Oceania, com países que registraram surto da doença. No estado de São Paulo, até o início de março, foram confirmados seis casos de sarampo  nos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Santo André (1), Campinas (1) e no município de São Paulo (4).
 A vacina tríplice viral (SRC) é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a doença, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. Os viajantes, participantes de eventos de massa, profissionais que atuam no setor de turismo, funcionários de companhias aéreas, de transporte rodoviário, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, devem ter as vacinas atualizadas, preferencialmente 15 dias antes de viajar ou do evento.
 Segundo a chefe da VIGEP, Márcia Pallone, as pessoas de 2 à 19 anos tem que constar na carteira de vacinação duas doses da SRC. Acima dessa idade, a população deve estar imunizada, pelo menos, com uma dose da vacina. “Nosso convite, é que as pessoas que vão viajar para o Nordeste do país, ou vão participar de eventos em massa, como os estádios de futebol durante a Copa do Mundo, procurem uma Unidade de Saúde com carteira de vacinação, para avaliação e atualização da tríplice viral.”
 A transmissão do vírus do sarampo acontece pelo ar, devido ao alerta, uma intensificação da campanha de imunização será realizada em todo o estado. O público alvo, já pode procurar pela vacina, que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Saúde da Família. Também recomenda imunização, crianças de seis meses a um ano de vida, que irão se deslocar para o Nordeste, ou estarão presentes nos eventos de massa.
 Márcia Pallone, também alerta para os casos que apresentem febre ou manchas pelo corpo, principais sintomas do sarampo, que procurem atendimento na rede de saúde. “A rápida detecção de casos e notificação, possibilita rápida resposta a qualquer introdução do vírus, com deflagração das medidas de controle para interromper e minimizar sua circulação e transmissão.”, finalizou Pallone.

Leia Também

Últimas Notícias