sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Saúde adere à campanha estadual de combate à Hanseníase

22 Out 2014 - 20h21
0 - 0 -

Com o objetivo de chamar atenção sobre os perigos da hanseníase e levar mais informações para toda a população, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, aderiu a Campanha Estadual de Combate a Hanseníase, com intensificação das orientações e esclarecimentos sobre a doença.

Até o dia 31 de outubro, as Unidades de Saúde da Família (UFS´s) do Antenor Garcia, Cruzeiro do Sul Equipe II, Jardim Gonzaga, Cidade Aracy equipe I, Santa Angelina, Jardim São Carlos, Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do bairro Cidade Aracy, Botafogo, Hospital Escola e Santa Casa, realizam um alerta sobre a doença com a distribuição de material informativo, sintomas e desenvolvimento de atividades voltadas para profissionais da rede de atenção básica.

Atualmente quatro casos de hanseníase foram confirmados na cidade e todos eles estão sendo tratados no município.  A enfermeira do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, Isabella Gerin de Oliveira, falou da importância da campanha. “Um dos sintomas da doença, são manchas dormentes pelo corpo e como não dói, a pessoa não procura atendimento. O diagnóstico precoce é a nossa preocupação, já que a transmissão se dá quando a doença se encontra em estágio avançado.”

 

SOBRE A DOENÇA

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que representa um importante problema de saúde pública no Brasil e seus sintomas são manchas dormentes pelo corpo, placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dores nas articulações lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

A transmissão se dá por meio de uma pessoa que apresenta a doença e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias através de secreções nasais, tosses, espirros, podendo infectar outras pessoas.

Leia Também

Últimas Notícias