Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Cidade

SARESP 2011 tem adesão de 24 municípios na região de São Carlos

A prova será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais cujas prefeituras aderiram à avaliação

27 Out 2011 - 10h46

No total, 24 municípios da região de São Carlos participarão este ano da prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que será realizada nos dias 29 e 30 de novembro. Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras firmaram convênio com a Secretaria de Estado da Educação. A relação das 549 cidades que aderiram ao exame em todo o Estado está disponível no portal da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br).

O Saresp é uma avaliação realizada pela Secretaria da Educação desde 1996, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A partir dos resultados do Saresp, é calculado o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola da rede estadual e suas respectivas metas para o ano seguinte. Cada secretaria municipal também poderá utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.

O Idesp é aferido a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, avaliado pelo Saresp. Já o fluxo é mensurado pela taxa de aprovação média de cada ciclo.

Municípios que aderiram ao Saresp na região de São Carlos

Diretoria De Ensino

Município

Araraquara

Américo Brasiliense

Araraquara

Araraquara

Araraquara

Boa Esperança do Sul

Araraquara

Gavião Peixoto

Araraquara

Matão

Araraquara

Motuca

Araraquara

Nova Europa

Araraquara

Rincão

Araraquara

Santa Lucia

Araraquara

Trabiju

São Carlos

Corumbataí

São Carlos

Descalvado

São Carlos

Ibaté

São Carlos

Itirapina

São Carlos

São Carlos

Taquaritinga

Candido Rodrigues

Taquaritinga

Fernando Prestes

Taquaritinga

Ibitinga

Taquaritinga

Itápolis

Taquaritinga

Pirangi

Taquaritinga

Santa Ernestina

Taquaritinga

Tabatinga

Taquaritinga

Taquaritinga

Taquaritinga

Vista Alegre do Alto

Sobre a prova

A prova, a ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. 

Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as perguntas de língua portuguesa e matemática serão abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.

Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas

dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração de duas horas e 30 minutos, acrescida de uma hora para os alunos que fizerem redação. Para os alunos com deficiência também será acrescida mais uma hora.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias