quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

São Carlos terá primeiro Centro de Robótica do Brasil

09 Jan 2013 - 16h47

Será construído no campus de São Carlos da USP o primeiro Centro de Robótica do país. Com conclusão prevista para 2013, o prédio terá três mil metros quadrados e reunirá profissionais e estudantes de duas unidades do campus, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

"A filosofia do Centro de Robótica é desenvolver  projetos que sejam encampados pela sociedade. Por ser o primeiro do Brasil, temos um instrumento importante para contribuir com o aumento da pesquisa nessa área", afirma Marco Henrique Terra, coordenador do Centro. A verba para o projeto é de R$ 900 mil.

Apesar de atualmente haver poucos trabalhos na área entre pesquisadores brasileiros, o cenário é promissor. "Devemos fornecer alternativas para solucionar problemas universais através da robótica, como reabilitação de membros superiores e inferiores em pessoas com deficiências, e problemas com forte apelo nacional, como os relacionados com a agricultura de precisão e com o pré-sal, setores nos quais somos fortes economicamente", planeja Terra.
A criação do Centro de Robótica fará com que se aumentem os projetos desenvolvidos em conjunto pelos pesquisadores. Consequentemente, segundo Terra, haverá maior interação com a indústria, além do "aumento da eficiência na utilização de recursos, que são particulamente caros em robótica".

A construção do prédio durará cerca de dois anos. Mas, segundo o professor, já nos "próximos doze meses vamos preparar novos projetos para adquirirmos bolsas de estudos e equipamentos para serem alocados no Centro". "Por hora, vamos continuar nos concentrando nos projetos individuais de cada laboratório responsável pelo Centro", informa.

Leia Também

Últimas Notícias