Menu
sábado, 14 de dezembro de 2019
Cidade

São Carlos tem outra escola modelo de sustentabilidade

14 Ago 2019 - 20h05
São Carlos tem outra escola modelo de sustentabilidade -

Ventilação e iluminação natural, economia de água, uso de madeira de reflorestamento, acessibilidade, coleta e reciclagem de resíduos e aquecimento solar são algumas das características do prédio do CEMEI Profª Regina Aparecida Lima Melchíades.  

A construção foi planejada e construída pensando no meio ambiente e na economia. “O município acerta em pensar na sustentabilidade e ganha com a economia, principalmente em contas de água e energia”, comenta Ana Paula Luzia, interlocutora do programa Município VerdeAzul.

A escola contempla os parâmetros de sustentabilidade previstos no Município Verde/Azul. Esse é o segundo modelo de habitação sustentável na educação. “Os recursos são limitados, uma hora vão acabar. Se nós não nos prepararmos para isso, eles irão acabar antes do que a gente espera, temos que pensar que as gerações futuras tem que ter oportunidade de ter esses recursos”, afirma Ana Paula Luzia.

Outras 3 escolas em construção também seguem modelos de obras sustentáveis, ganho para o meio ambiente. “Pensamos em cada detalhe; energia solar, cisternas, madeiras ecológica, mas também na política pedagógica, investindo no conceito de preservação do meio ambiente e ensinando as crianças desde pequenos a respeitar o meio ambiente”, conta o secretário de Educação, Nino Mengatti.

Para Isabela Pelatti, bióloga da equipe pedagógica da educação, ser modelo de sustentabilidade também beneficia todo o entorno. “Quando conscientizamos as crianças estamos formando adultos preocupados com a preservação do meio ambiente, a preservação possibilita qualidade de vida para os próprios filhos e netos. A educação forma multiplicadores. Cada criança é um multiplicador”, diz ela.

O CEMEI Profª Regina Aparecida Lima Melchíades foi inaugurado em dezembro de 2018, faz 170 atendimentos de crianças, com idade entre 0 a 06 anos.

A primeira construção sustentável da educação foi o CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves, localizada no Jardim Embaré.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias