quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

São Carlos sedia treinamento de equipe do Programa Mais Médicos nesta sexta-feira

27 Fev 2018 - 13h20Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Nesta sexta-feira, 2, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe 250 médicos que integram o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) do Governo Federal. Os visitantes participam do XI Encontro Locorregional do Programa, organizado pela Universidade, que é coordenadora regional do PMMB. Os profissionais receberão capacitação sobre febre amarela e outras arboviroses.

Além dos médicos, foram convidados para participar do encontro os chefes das diretorias regionais de saúde, além de gestores de saúde dos municípios que integram a regional coordenada pela UFSCar no âmbito do Mais Médicos. O principal tema abordado durante o evento será "Discussão da emergência epidemiológica no Estado de São Paulo: a febre amarela e seu enfrentamento", conduzido por Bernardino Geraldo Alves Souto, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e supervisor do Mais Médicos pela Universidade. "Nossa proposta é fazer uma exposição dialogada de uma visão epidemiológica crítica sobre as arboviroses, com foco especial na febre amarela. Irei expor reflexões técnicas, fundamentadas cientificamente na epidemiologia socioambiental desses agravos e suas formas potenciais de controle", explica Alves Souto. Os participantes receberão informações sobre a história e a epidemiologia da febre amarela e seu controle no Brasil, dados do boletim epidemiológico mais recente, fundamentos epidemiológicos do controle da doença, além de uma reflexão sobre as práticas de controle das arboviroses no Brasil a partir de um estudo de tendência da morbimortalidade por dengue dos últimos 30 anos.

Os encontros regionais do Mais Médicos acontecem a cada três meses como rotina de supervisão do Programa. Geovani Gurgel Aciole da Silva, também docente do DMed e coordenador pela UFSCar do Mais Médicos, reforça que "os encontros regionais são importantes espaços de interlocução com a rede pública de saúde. Promovemos a capacitação e atualização dos médicos que atendem a população, interferindo diretamente na qualidade do atendimento em saúde pública, o que valoriza o importante papel da UFSCar".

A região coordenada pela Universidade no âmbito do PMMB envolve as regionais de saúde das cidades de Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e parte do município de Catanduva. No total, são cerca de 130 municípios com mais de 3 milhões de habitantes.

O encontro acontece nesta sexta-feira (2/3), das 8h às 13h, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias