sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

São Carlos sedia neste mês o XI Encontro Regional de Ensino de Astronomia

07 Out 2010 - 15h50

Entre os dias 21 e 23 de outubro a cidade de São Carlos sedia o XI Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). A atividade é uma realização da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Setor de Astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP. O evento é aberto a todos os interessados e direcionado aos professores, com foco na formação continuada desse público. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 21 de outubro, somente pela Internet.

O objetivo do evento é promover a melhoria no ensino da Astronomia por meio da abordagem de diferentes conteúdos e métodos, além de proporcionar a discussão educacional relacionada ao tema e à sistematização da produção na área. Serão realizadas palestras, oficinas, mesa-redonda e sessões de observação do céu. A programação completa está disponível no endereço www.erea.ufscar.br.

Os EREAs foram concebidos em 2009, durante o Ano Internacional da Astronomia (AIA). As escolas que tiverem professores participando do evento recebem um Galileoscópio, uma cópia de baixo custo do instrumento usado por Galileu há 400 anos, com objetivo de descobrir as crateras da Lua, as fases de Vênus, os satélites de Júpiter, e os anéis de Saturno. O exemplar do equipamento será doado se os educadores comparecerem à oficina especial sobre montagem e uso do Galileoscópio, que será ministrada pelo professor João Batista Garcia Canalle, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). As inscrições podem ser efetuadas somente pelo site do XI EREA, no endereço www.erea.ufscar.br. Mais informações pelo e-mail xierea@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-9795.

Leia Também

Últimas Notícias