quinta, 28 de março de 2024
Cidade

São Carlos sedia Congresso Fora do Eixo, em setembro, durante o Festival CONTATO

13 Abr 2011 - 15h34

Em 2011, o Congresso Fora do Eixo ocupa a cidade de São Carlos, trazendo uma das maiores ações da rede Circuito Fora do Eixo para aglutinar e mobilizar grupos de discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural. O evento será sediado pelo Massa Coletiva e acontece em parceria com o CONTATO - Festival Multimídia Colaborativo da UFSCar, de 12 a 18 de setembro, em São Carlos.

Já realizado em Cuiabá-MT (Espaço Cubo), em Rio Branco-AC (Coletivo Catraia) e em Uberlândia-MG (Coletivo Goma), o Circuito Fora do Eixo foi fundado em 2005 por coletivos independentes de vários Estados e tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, com foco inicial na música independente. Hoje conta com mais de 70 coletivos e representantes em 26 Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas e diversas linguagens, tais como a Música, a Economia Solidária, o Audiovisual, a Comunicação Livre, as Artes Cênicas e mais, como é o caso do Congresso Fora do Eixo.

O evento, com duração de uma semana, receberá diversos provocadores que abordarão temas ligados ao universo da cultura brasileira, como economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e Economia Solidária, e como fomentar as discussões sobre políticas públicas para a cultura. A meta é abordar o processo de construção de redes de cooperação, promovendo a transversalidade entre a cultura e outras áreas sociais que encontram em organizações coletivas o foco de atuação.

A programação prevê ações de debate, formação e fruição cultural nas mais diversas linguagens com apresentações artísticas de todo País e do exterior. Além dos Pontos Fora do Eixo, o debate é aberto a outros grupos e indivíduos que tenham interesse em participar do Congresso. São esperados cerca de 400 participantes e todo o conteúdo do evento será disponibilizado pela Internet, assim como nas edições anteriores. Mais informações podem ser acessadas em www.contato.ufscar.br e no Portal Fora do Eixo, em http://foradoeixo.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias