sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

São Carlos se prepara para a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais

11 Out 2011 - 15h16

A Prefeitura de São Carlos e a Rede Mercocidades realizam, de 25 a 29 de outubro, no Pavilhão São Carlos Exposhow, a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais. O evento tem como proposta a divulgação de projetos e experiências adotadas pelos municípios integrantes da Rede Mercocidades, que por meio de desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, atuaram na solução de problemas municipais e na geração de empresas, emprego e renda. A abertura oficial da Mostra acontece às 19h do dia 25.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, a exposição das experiências científicas e a troca de experiência entre os municípios se revertem em benefícios à população.

De 26 a 29 de outubro acontece a 8ª Feira Municipal de Conhecimento de São Carlos, que tem por finalidade mobilizar a população, especialmente as crianças e os jovens, em torno de temas que envolvam ciência e tecnologia, por meio da divulgação dos trabalhos realizados nas escolas - Ensinos Fundamental e Médio - e também das pesquisas e atividades desenvolvidas nas universidades e instituições de pesquisa ligadas às diversas áreas do conhecimento. Nesse ano, os melhores projetos da Rede Municipal de Ensino serão apresentados durante a feira.

Na mesma data, a partir das 10h30, acontece o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas. Às 18h haverá a reunião do Fórum Nacional de Secretário Municipais e Dirigentes de Ciência Tecnologia e Inovação do Brasil.

Na quinta-feira, dia 27, às 10h, ocorrem as apresentações dos Trabalhos finalistas do Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia, da Rede Mercocidades. A divulgação dos vencedores acontece às 14h de sexta-feira, dia 28. Ainda na quinta-feira, Às 18h, haverá seminário e reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. A mostra termina na tarde de sábado, dia 29.

A 1ª e a 2ª Mostras de Ciência e Tecnologia foram realizada em São Carlos, em 2004 e 2005 na administração do ex-prefeito Newton Lima. A 3ª edição do evento aconteceu em Montevidéu, em 2007. A organização do evento espera um público de 20 mil pessoas, entre gestores públicos, acadêmicos e estudantes.

A 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais tem a realização da Prefeitura de São Carlos, AUGM (Associação das Universidades Grupo Montevidéu), Instituto Inova e Rede Mercocidades. Conta com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos, Sebrae, EPTV, CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Petrobrás e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia Também

Últimas Notícias