sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

São Carlos registra 800 casos de catapora

A Secretaria Estadual de Saúde informou que as doses da vacina devem chegar à cidade na próxima semana.

26 Out 2011 - 16h55

São Carlos está vivendo um surto de catapora. Somente neste ano foram registrados 800 casos da doença e até a presente data a Vigilância Epidemiológica de São Carlos notificou 12 surtos em escolas e creches do município.

Em 2010 a cidade registrou 435 casos de catapora, ou seja, pouco mais que a metade registrada em 2011. De acordo com a Vigilância  Epidemiológica de São Carlos, este aumento reflete o sistema de vigilância que incentivou a notificação de casos pelas Unidades de Saúde.

O grande problema é que a cidade está sem as doses da vacina que deveriam ser aplicadas em casos de surto, sendo que apenas 375 crianças das escolas com surto da doença foram vacinadas.

A Vigilância  Epidemiológica de São Carlos afirmou que a vacina da varicela ( catapora) não faz parte do calendário vacinal das crianças. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fornece aos municípios mediante notificação de surtos em escolas e creches, para crianças de 1 a 5 anos de idade, porém a cidade não tem o estoque das vacinas e não recebeu até o momento as últimas solicitações do Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que as doses da vacina da catapora devem chegar em São Carlos na próxima semana. Ainda de acordo com a secretaria, o aumento da demanda pela vacina, acabou provocando o desabastecimento das unidades de saúde.

Leia Também

Últimas Notícias