terça, 23 de abril de 2024
Cidade

São Carlos registra 180 casos de dengue

24 Fev 2015 - 08h17
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, comunica que de acordo com último boletim emitido na tarde desta segunda-feira (23), o município de São Carlos registra um total de 180 casos de dengue confirmados, sendo 137 autóctones e 43 importados. Até a presente data a Vigilância Epidemiológica recebeu 685 notificações da doença.

De acordo com balanço do Ministério da Saúde, em todo o Brasil houve um aumento de 57,2% dos casos notificados no mês de janeiro se comparado ao mesmo período do ano passado. Em todo território nacional foram 40.916 notificações no primeiro mês de 2015, contra os 26.017 em janeiro de 2014. No estado de São Paulo, o número saltou de 2.134 para 17.612 casos neste mesmo período.

Nebulização

Dando continuidade no plano de combate do mosquito Aedes-Aegypti, agentes de combate de vetores realizam nesta semana a nebulização casa a casa na região do bairro Tijuco Preto. O trabalho é realizado em locais que apresentam casos positivos da doença.

Orientações

Combater a dengue é um dever de todos, entre você também nesta luta, apenas 10 minutos por semana são suficientes para proteger sua família contra o mosquito transmissor do vírus.

 - Recipientes que acumulam água (latas, garrafas e vasilhames), devem ser virados de boca para baixo ou jogados no lixo.

- Elimine os pratos dos vasos de plantas, ou coloque areia grossa, ou fure-os.

- Elimine água acumulada em bambus, bromélias e oco de árvores.

- Troque a água dos vasos de plantas para criar raiz e escove a parede interna do vaso uma vez por semana.

- Troque diariamente a água de bebedouro de animais lavando-os com escova ou bucha.

- Tampe bem as caixas d´água, cisternas ou qualquer reservatório de água para não permitir a proliferação de mosquitos.

- Lave as paredes internas das piscinas, uma vez por semana. Limpe as calhas de sua casa.

- Cubra bem os pneus ou guarde-os em locais cobertos, evitando acúmulo de água.

- Colabore com a coleta de lixo de seu bairro. Não jogue lixo em terrenos baldios.

- Durante a nebulização colabore com os agentes abrindo as portas e as janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos.

Sintomas

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores nos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, dores pelo corpo, dores nas articulações, fraqueza. Em algumas situações podem aparecer diarreia, enjoo, dificuldade de se alimentar.

As pessoas com os sintomas devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima, já que existem tratamento e acompanhamento dos pacientes independente o resultado do exame. A automedicação pode ser perigosa para a vítima da dengue, não utilize remédios à base de ácido acetilsalicílico, como Aspirina e AAS.

Mesmo que o paciente procure diretamente o médico particular ou de convênio e, se for contatado a doença é necessário comunicar a Divisão de Vigilância Epidemiológica por meio do telefone 3307-7405, para que o bairro receba o devido acompanhamento e que os casos suspeitos sejam acompanhados.

 

Leia Também

Últimas Notícias