sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

São Carlos recebe importante historiador da cultura africana

27 Ago 2012 - 16h19

A cidade de São Carlos receberá de 28 a 31 de agosto o importante pesquisador e historiador da cultura africana, Boubacar Barry. Natural do Senegal, o professor doutor irá ministrar uma conferência no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira "Odette dos Santos" nesta quinta-feira (30), às 19h. O tema abordado será "As línguas na construção da identidade africana: tradição e poder".

Outra conferência será realizada nesta quarta-feira (29), no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária, sobre "Cultura, sabedoria e história africana: contribuições para políticas de igualdade racial", às 17h.

A visita do professor, considerado um dos mais respeitados e importantes historiadores e pesquisadores da cultura africana, está sendo oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, do Grupo de Pesquisa CNPq Práticas Sociais e Processos Educativos. E ainda conta com o apoio da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Centro Afro, da Prefeitura de São Carlos.

Pesquisador - O professor doutor Kabengle Munanga da USP, considera Boubacar Barry "um dos melhores historiadores africanos de sua geração". Professor e pesquisador junto ao Departamento de História da Universidade Cheik Anta Diop, em Dakar, capital do Senegal desde os anos 60, integrante do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais na África (Codesria), participou da elaboração da História Geral da África, obra cuja tradução para o português foi promovida pela Unesco em colaboração com a UFSCar, sob a coordenação do professor doutor Valter Silvério. Boubacar Barry também é notadamente conhecido pela pesquisa sobre Futa Jalon, região da Guiné-Cronaqui, bem como, pela coleção de documentos e objetos de memória que organizou sobre a história e cultura dos povos que ali vivem.

Leia Também

Últimas Notícias