sexta, 29 de março de 2024
Cidade

São Carlos recebe Caminhão do Impostômetro

19 Ago 2014 - 17h29

Na última segunda-feira (18), o Caminhão do Impostômetro passou por São Carlos e revelou quanto os moradores pagaram em tributos em 2014. Quem parou para ver o caminhão na Praça do Mercado Municipal teve a oportunidade de entrar no veículo e utilizar os “óculos mágicos”, ação lúdica que convida o consumidor a enxergar melhor as cargas tributárias de produtos do dia a dia, que passam de 40% do preço final.

Nesta oportunidade, compareceram Gino Torrezan, vice-presidente regional da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), e os seguintes representantes da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos): Alfredo Maffei Neto (presidente), José Luciano Gianlorenço (1º vice-presidente), Ivone Zanquim (2ª vice-presidente), Irene Chiari Faccin (1ª Secretária), Alessandra Bonadio Lopes D´Affonseca (Diretora Adjunta), Estevam Luiz Muszkat (Assessor Jurídico) e José Horácio Petrilli (Gerente Administrativo).

De acordo com Alfredo Maffei Neto, a vinda do Caminhão do Impostômetro visava chamar a atenção do consumidor para a elevada carga tributária em 2014. “A iniciativa é uma maneira de dimensionar o quanto se paga e avaliar se os serviços oferecidos são condizentes com os valores pagos ao poder público. A população tem o direito de saber para onde vai o dinheiro. O Impostômetro é uma forma de sabermos de quem cobrar e como cobrar”, enfatizou.

Neto explicou ainda que a ação foi desenvolvida através de parceria entre ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e FACESP, com apoio da ACISC. “Também é importante lembrar que pelo portal www.impostometro.com.br, o cidadão pode fazer diversas consultas: quanto foi arrecadado num período ou num município e descobrir o que daria para fazer com o dinheiro. Consultando a cidade de São Carlos, por exemplo, pudemos verificar que desde janeiro, foram arrecadados mais de R$ 466 milhões em impostos municipais, estaduais e federais”, finalizou.

O Impostômetro registrou a marca de R$ 1 trilhão no dia 12 de agosto, 15 dias mais cedo do que em 2013, indicando aumento da carga tributária. Esse é o montante desembolsado pelos brasileiros desde 1º de janeiro de 2014 para pagar impostos, taxas e contribuições para União, estados e municípios.

Leia Também

Últimas Notícias