quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

São Carlos realiza programação especial sobre aleitamento materno

16 Ago 2016 - 20h03
0 - 0 -

O programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, realiza em São Carlos durante os meses de agosto, setembro e outubro atividades com articulação de várias instituições, iniciativas e profissionais em prol da conscientização, formação e incentivo ao aleitamento materno. As atividades consideram os benefícios à saúde da criança no sentido amplo, tanto nos aspectos nutricionais, como na formação de vínculos na relação mãe-bebê, bem como os benefícios à saúde da mulher, tanto do ponto de vista físico como também afetivo. Estas atividades incluem ações com a família, os cuidadores e os profissionais que atuam neste âmbito.

As ações fazem parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno  2016, que tem como tema "Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável", que exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação. Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é sustentável.

A realização de atividades que incentivam a Amamentação faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da Criança. Desde sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde - OMS tem, dentre suas ações, a saúde da criança devido à grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil: a "Declaração de Innocenti". No próximo ano, foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação - WABA e esta organização criou, no ano de 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno para promover as metas desta declaração.

A Semana Mundial ocorre hoje em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartazes e folders. Conta com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

Confira a programação:

18/8 - Quinta-feira:

 Seminário "Um Olhar Ampliado sobre a Amamentação"

Local: Auditório do SENAC São Carlos 

Horário: das 8h às 18h

8h - Abertura oficial

8h30 - Palestra "Comportamento do bebê e amamentação" com Dra. Luciana Herrero, Médica Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação- IBLCE- USA, fundadora e Gestora do Instituto Aninhare;

10h - Mesa-redonda "Amamentação: um olhar para o bebe" com Ana Cecilia Dias Aragão - Fonoaudióloga e Consultora Internacional de Amamentação- IBLCE- USA, Lia Maggian Casadio - Fisioterapeuta e Osteopata e mediação de Profª Ms. Carolina Guimarães - enfermeira obstetra, capacitadora do Instituto Aninhare e professora substituta do DENF/UFSCar;

14h - Mesa-redonda "O pai e a amamentação" com Victor Farat - ilustrador, autor do livro Bebegrafia e mediador das rodas de conversa "A Jornada do Pai" e Fellipe Cimeni Mendes, mediador da Roda de Conversa de Pais em Piracicaba;

16h - Mesa -redonda "Desafios físicos e emocionais da mulher no pós-parto" com Maria Augusta Silvestre - psicoterapeuta e doula, profa. Dra. Ana Carolina Sartorato Beleza - Fisioterapeuta, membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher e professora do Departamento de Fisioterapia da UFSCar e mediação de profa. Dra. Márcia Cangiani Fabbro do Departamento de Enfermagem da UFSCar.

20/8 - Sábado

 Encontro de Preparação Básica para a Amamentação

Local: Pradoulas - Apoio e Aprimoramento

Horário: das 10h às 11h30

Encontro, coordenado por Vânia Bezerra e Tatiana Nagliati, de preparação básica para a amamentação (pega correta, como prevenir os problemas mais comuns e como resolvê-los caso apareçam; o que o acompanhante pode fazer para promover e facilitar a amamentação e o vínculo entre mãe e bebê) com as gestoras do Grupo de Apoio ao Parto Natural de São Carlos.

Também será oferecido o Curso de Formação e Atualização em Aleitamento Materno na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva  para profissionais que atendem gestantes, parturientes e puérperas. No dia 4 de outubro será realizada, no Senac São Carlos, a partir das 15h, a roda de conversa "Tenho Peito - Amamentação Prolongada" com mediação de profa. Dra. Márcia Cangiani Fabbro do Departamento de Enfermagem da UFSCar e da Dra. Rosa Maria Castilho Martins, enfermeira da UAC-UFSCar e as doze mulheres fotografadas na exposição. Na quinta-feira, 6 de outubro, está prevista a palestra

EXPOSIÇÕES - De 4 a 22 de outubro, no Senac São Carlos, acontecerá a Exposição itinerante "Tenho Peito" com fotografias de Mariana Ignatios e curadoria de Lívia Martucci, a mostra traz à tona a discussão sobre as dificuldades, a importância e os benefícios da amamentação prolongada.

Já de 6 a 28 de outubro será realizada, no Paço Municipal, na rua Episcopal, 1.575, no centro, a Exposição "Experiências em Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno no SUS", com objetivo divulgar e qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão expostos pôsteres das experiências das UBS e USF com o tema amamentação.

 

Leia Também

Últimas Notícias