quinta, 28 de março de 2024
Cidade

São Carlos realiza 3ª Feira de Economia Solidária neste final de semana

18 Nov 2011 - 16h32

A Prefeitura de São Carlos, via Departamento de Apoio a Economia Solidária,  em conjunto com a organização da 5ª edição do Contato - Festival Multimídia Colaborativo, realiza a 3ª Feira de Economia Solidária que terá inicio neste sábado (19) e termina no domingo (20). A Feira de Economia Solidária acontecerá na Praça do Mercado Municipal no sábado das 10h às 22h e domingo das 11h às 22h.

A Feira terá um caráter regional, sendo convidados expositores de outras cidades, dentro das regras estabelecidas. Assim, haverá a participação de representantes do estado de São Paulo, Paraná e Tocantins, com um total de 34 empreendimentos, além das 43 barracas de alimentação e artesanato.

O processo de construção da Feira de Economia Solidária começou em junho deste ano e teve uma ampla participação dos empreendimentos de São Carlos, com a realização de 15 reuniões. Todo o processo foi discutido coletivamente e de forma autogestionária, onde os empreendedores deliberaram sobre as regras e organização (regulamento, prazos, etc.) do evento. Foi realizada ainda uma oficina de formação da Moeda Solidária Contato, que circulará no Festival.

O Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES) da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de São Carlos tem tido um papel determinante na organização e viabilização da Feira, tanto no que diz respeito à mobilização dos empreendimentos, quanto na moderação do processo e na participação da organização do Festival Contato como um todo.

Segundo Reynaldo Sorbille, a parceria só é bem sucedida graças ao principio de colaboração entre os organizadores. "A parceria entre a Feira de Economia Solidária e o Festival Contato acontece há 3 anos e só foi possível porque o Festival Contato tem um princípio de cooperação, e tem a ferramenta da economia solidária na sua execução. Os avanços foram muitos nestes 3 anos", destaca.

"As feiras de Economia Solidária não são feiras comuns, que apenas visam a comercialização, esse é um dos elementos da feira. Elas tem no seu centro um processo de formação, no qual os empreendedores se organizam de forma autogestionária para a sua concepção, elaboração e execução", comenta a coordenadora da Feira, Rita Fajardo.

Leia Também

Últimas Notícias