sexta, 29 de março de 2024
Cidade

São Carlos promove curso para Educação Inclusiva para 30 municípios

22 Nov 2010 - 18h13
O curso acontece no Auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP/São Carlos Professor Sérgio Mascarenhas. - O curso acontece no Auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP/São Carlos Professor Sérgio Mascarenhas. -

Visando contribuir com educadores e gestores das escolas, São Carlos realiza o 5º Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que começou nesta segunda-feira (22) e vai até sexta-feira (26). O processo de inclusão de alunos da educação especial é um trabalho que exige empenho, preparação por parte de todos os profissionais da escola e, principalmente dos professores, que receberão estes alunos.

O curso acontece no Auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP/São Carlos Professor Sérgio Mascarenhas. “É importante ressaltar dois pontos: o primeiro é a atividade de formação do professor. Não haverá ensino de qualidade se houver profissionais sem formação. O segundo é que a implementação de educação inclusiva é um processo gradativo e para que ele aconteça, além das condições físicas da escola e o professor preparado, é necessário que haja um envolvimento por parte de todos os outros funcionários da escola. Por isto este curso de formação é fundamental” diz Lourdes Moraes, secretária da Educação da Prefeitura de São Carlos.

O objetivo do curso de formação é colaborar para a transformação dos sistemas educacionais inclusivos, divulgar os objetivos da Educação Inclusiva possibilitando que educadores e gestores adquiram ou ampliem seus conhecimentos referentes ao tema.

São Carlos, enquanto cidade pólo, recebe por volta de 30 cidades da região que participarão das palestras que compõem o curso. Entre os municípios que participam está Aguaí, Araraquara, Ibaté, Itirapina, Jaú, Leme, Ribeirão Bonito, Matão entre outras. “Este curso é uma forma de divulgar e contribuir para que o sistema de educação se torne inclusivo”, diz Vanessa Paulino, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de São Carlos.

Temas
Durante o evento serão abordados temas como o aluno com transtorno global de desenvolvimento na perspectiva da Educação Inclusiva, gestão e organização da Escola para a Inclusão, o uso de tecnologias assistivas na Escola Inclusiva entre outros assuntos.

A ultima palestra, “Política de Educação Inclusiva: Programas e Projetos da SEESP/MEC”, será ministrada por Marizete Almeida Muller, coordenadora Geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino da Secretaria de Educação Especial/MEC.

Leia Também

Últimas Notícias