quinta, 28 de março de 2024
Cidade

São Carlos pode se tornar referência regional em cirurgias oftalmológicas

12 Jul 2013 - 09h22
0 - 0 -

Com um pouco mais de um ano o Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos pode ser o responsável por um feito inédito de tornar a cidade uma referência regional em cirurgias oftalmológicas.

A constatação vem através do cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde que coloca a equipe médica do Ambulatório como a única da região a alcançar números expressivos de cirurgias tanto de cataratas como de outras doenças. Com isso em breve, o ambulatório estará apto a realizar cirurgias em atraso em outras regiões do Estado, iniciando assim um processo para propiciar esse título na área da saúde em São Carlos. Até agora já foram feitas apenas de cirurgias de cataratas mais de 1200 procedimentos. Desde junho do ano passado.  E neste sábado, 13 de julho, o trabalho não pára e mais 110 cirurgias de catarata estão marcadas.

O objetivo dessa campanha assim como ocorreu em todas as anteriores organizadas pelo ambulatório é diminuir a fila de espera para este tipo de doença. Apenas entre casos de catarata, a cidade e região têm ainda 400 na fila de espera. Esse número aumenta se for considerado os casos de outras regiões.  

A equipe do ambulatório de Oftalmologia conta com cinco especialistas e tem como coordenadores os médicos Dr. Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias e Dr. Celso Davi Lopes. São eles que com esse comprometimento e dedicação conseguiram chegar a esta posição. Aliado a  esse trabalho, tem ainda equipamentos de ponta e uma equipe de apoio também muito comprometida com um atendimento de qualidade à população priorizando as pessoas mais carentes que podem ser atendidas pelo SUS.

Um dos coordenadores do ambulatório Dr. Celso Davi Lopes garante que essa nova fase das atividades do ambulatório os mutirões devem continuar com a velocidade costumeira, pois trata-se de um procedimento simples, mas que resgata sobremaneira a auto estima das pessoas com a recuperação da visão  por completo: " estamos muitos felizes em ter alcançado e cumprido as metas do Ministério da Saúde e com isso em breve poderemos estar realizando outros procedimentos atrasados na região e dar a São Carlos esse credenciamento de referência regional nessa área oftalmológica;" comemora o Dr. Celso Lopes. Não só em São Carlos, mas outras cidades brasileiras estavam carentes dessa prática e agora com o apoio do poder público está sendo possível trazer esse benefício à população e diminuindo a demanda também.

Para realizar as consultas e cirurgias, é necessário primeiro passar por um posto de saúde da cidade ou então em caso de pessoas de outras cidades basta apenas trazer a guia de encaminhamento médico.

O que é

Catarata é uma das principais causas de cegueira no Brasil. Para felicidade de todos, é uma doença curável através de cirurgia e colocação de lentes intra-oculares especiais.

Catarata é o processo de opacificação do cristalino, que prejudica a visão. A catarata pode acometer um ou os dois olhos. Trata-se de um processo comum em pessoas idosas.

Fatores de risco da catarata

O risco de catarata aumenta com a idade. Outros fatores de risco:

  • Algumas doenças, como o diabetes.
  • Fumar
  • Ingestão de bebidas alcoólicas
  • Exposição prolongada à luz solar

Sinais da catarata

Os sinais da catarata evoluem muito lentamente. 

  • Visão turva ou embaçada
  • Um halo ao redor de focos de luz ou focos de luz muito brilhantes
  • Visão noturna deficiente
  • Visão duplicada
  • Cores desbotadas

 Serviço

 

Ambulatório de Oftalmologia

Onde: Santa Casa de São Carlos

Horário: 7 às 16 horas

Telefone para orientações gerais: (16) 3509-1194


 

Leia Também

Últimas Notícias