sexta, 29 de março de 2024
Cidade

São Carlos participa do Mundial de Balonismo nos EUA

22 Ago 2012 - 15h29
0 - 0 -

O assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, e o diretor de Esportes de Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer, Ricardo Moralles, acompanham, nos Estados Unidos, o 20º Campeonato Mundial de Balonismo, que acontece até o dia 25 de agosto, na cidade Battle Creek, no Michigan (EUA).

A presença dos representantes de São Carlos é uma exigência da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI), que organiza o Mundial, já que São Carlos irá sediar a competição em 2014. Moralles e Azevedo estão conhecendo e participando da estrutura organizacional do torneio. A competição desse ano nos Estados Unidos agrega 103 equipes.

"A Prefeitura cumpre uma série de exigências da Federação quanto à organização do evento no Brasil. Uma delas é trazer, ao final da competição, a bandeira do torneio ao Brasil, que vai sediar o Mundial em 2014", explica Azevedo.

Os representantes de São Carlos já se reuniram com o coordenador da competição em Battle Creek, Derrick Jones, para conhecer toda a estrutura do evento. "Estamos acompanhando toda a programação oficial do Mundial e em especial o trabalho do Derrick Jones que coordena as 103 equipes", ressalta Moralles.

Cinco equipes brasileiras participam do Mundial. Elas são compostas pelos pilotos Rubens Kalousdian, que foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Balonismo, que aconteceu em julho, em São Carlos, Marcos Paulo da Silva, o vice-campeão, Luís de Freitas Silvestre, Fábio da Silva Passos e Lupércio Lima, um veterano em competições desse nível. Ele já competiu na Áustria, em 2008, e na Hungria, em 2010.

O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Edson Romagnoli e o vice-presidente, Leonel Brites, também estão nos Estados Unidos acompanhando a competição e as equipes brasileiras. "O Mundial de Balonismo em 2014 vai voltar as atenções de vários países para o Brasil, especialmente para São Carlos. Com as experiências anteriores que tivemos com essa agora aqui nos Estados Unidos podemos afirmar que a cidade terá um grande retorno à economia e ao turismo", projeta Brites.

Pré-Mundial - Em 2013, São Carlos recebe o Pré-Mundial de Balonismo, que deve reunir 50 equipes. Esse torneio é uma espécie de preparação para o Mundial de Balonismo de 2014, que reunirá o dobro de equipes. "Para São Carlos, será um bom desafio, que é organizar um evento desse porte e acreditamos que a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) dará um bom suporte para que a competição seja exitosa", comenta Emiliano Saran Azevedo.

A viagem dos são-carlenses aos Estados Unidos contou com o apoio da empresa aérea TAM e de outras entidades privadas da cidade.

Leia Também

Últimas Notícias