sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

São Carlos participa de Congresso Cidades Educadoras

20 Abr 2011 - 14h43
0 - 0 -

São Carlos participou do 5º Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras que aconteceu em Sorocaba nos dias 13 e 14 de abril e teve a participação de 12 das 14 cidades brasileiras pertencentes à Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), além do representante da Unesco no Brasil, Paolo Fontani, as representantes da Aice, Maria Angeles Sanches e Ana Lia Brada, e a diretora da Aice para a América Latina, Ana Lia Brada.

Um dos temas abordados no encontro foi "Por que ser uma cidade Educadora?" e a secretária de Educação de São Carlos, Lourdes Moraes, pode apresentar toda a tradição de São Carlos em Educação, começando pela sua história como Atenas Paulista com a fundação da Escola Normal Álvaro Guião na cidade há 100 anos, além das 2 grandes universidades públicas e as particulares que fazem de São Carlos um pólo educacional. Atualmente, a Prefeitura possui uma série de programas direcionados para a educação formal e informal. Entre os programas apresentados pela secretária durante o Encontro estava o Sistema Integrado de Bibliotecas (5º lugar no ranking Nacional de Bibliotecas por Habitante) e seu sistema que integra o acervo de 14 bibliotecas, o Boletim Eletrônico, a lista de espera online, computadores em sala de aula, capacitação de professores, contratação de 400 professores efetivos em 2 anos. Também foi apresentado pela secretária os programas de educação continuada oferecidos pela FESC, a Escola Municipal de Governo, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) e a Universidade Aberta do Trabalhador. Na educação informal foi citado o Centro da Juventude, o Recriad, o Programa Primeira Infância, Pó-Jovem adolescente, Pró-Jovem Trabalhador, entre outros. "Nós tivemos a oportunidade de responder por que São Carlos é uma Cidade Educadora" explica Lourdes Moraes.

A participação de São Carlos na Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma oportunidade de troca de experiência, divulgação dos projetos realizados na cidade e formação de parcerias com outros municípios.

Convite
São Carlos foi convidado neste encontro para fazer parte do Comitê de Participação e Apoio formado pelas cidades de Sorocaba e Belo Horizonte. Outro convite feito à São Carlos foi a participação em 2012 de Congresso que ocorrerá na Coréia onde serão apresentadas as várias ações de educação ambiental desenvolvidas como exemplo para várias cidades do mundo.

Cidades Educadoras
É um movimento de várias cidades no mundo todo representadas por seus governos locais que assumem os princípios da Carta das Cidades Educadoras e se unem com a finalidade de trabalhar em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes a partir de seu compromisso ativo na evolução da própria cidade. Essa associação surgiu a partir da necessidade que as cidades têm em relacionar-se entre si para dialogar, refletir, auxiliarem-se mutuamente na implantação de projetos e ações e buscar elementos necessários de avaliação de diferentes propostas. No Brasil existem 14 Cidades Educadoras e na América Latina são 54 cidades.

Leia Também

Últimas Notícias