quinta, 28 de março de 2024
Cidade

São Carlos lança guia de serviços Recriad

11 Jun 2012 - 19h23

Para reunir informações sobre os equipamentos que possuem o compromisso de atender as crianças e adolescentes de São Carlos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Infância e Juventude, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançou na última quarta-feira (6), o Guia de Serviços ReCriAd.

O lançamento contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, da secretária de Infância e Juventude, Maria do Carmo Cadei, da conselheira tutelar Rosa Helena Polese, e de parceiros da Rede da Criança e do Adolescente.

Ao todo foram feitos 5 mil exemplares do guia que serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, conselhos, instituições e escolas do município. Com essa divulgação, pretende-se ampliar e tornar mais eficiente a comunicação e a informação entre esses setores que atendem as crianças e os jovens, numa articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, realizando a intersetorialidade necessário para o atendimento à criança e ao adolescente.

Segundo o prefeito Oswaldo Barba, o lançamento do guia é muito importante para o município, pois faz parte do conjunto de ações estratégicas para a consolidação da Rede de Atendimento e Proteção da Criança e do Adolescente de São Carlos. "São Carlos também é conhecida como a cidade que investe na infância e juventude, e isso nos abre portas. Quando vou à Brasília falar sobre as nossas ações, as pessoas já conhecem e já sabem do nosso investimento. Com esse guia teremos um controle dos equipamentos que atuam na área da criança e do adolescente e isso é muito importante tanto para aqueles que trabalham com crianças, quando para elas mesmas", disse Barba.

Para a secretária de Infância e Juventude esse é um trabalho muito importante, pois integra todos os equipamentos que trabalham com os jovens. "Este guia tornará eficiente a troca de experiência e informações entre os equipamentos para uma comunicação eficiente, uma vez que todos trabalham para chegar ao mesmo ponto, no cuidado da nossa juventude. Este será mais um instrumento de fortalecimento da nossa rede", destacou Maria do Carmo.

Após o lançamento do guia, o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Carlos Costa Jordão, apresentou o projeto piloto do "Redeca" - Sistema de Informação das Redes pelo ECA, que está sendo desenvolvido em São Carlos com o trabalho colaborativo entre oito redes de municípios paulistas e a Fundação Telefônica - Vivo.

O Redeca (que é a rede informatizada do Recriad) é uma ferramenta eletrônica que visa organizar, otimizar e aprimorar a qualidade do sistema de atendimento infanto-juvenil.  Até o momento, a rede já está integrando seis instituições da cidade: Salesianos, NAI, Conselho Tutelar, Rosas de Saron, Estrela da Manhã e o Albergue Infantil.

Leia Também

Últimas Notícias