sexta, 29 de março de 2024
Atividades Educativas

São Carlos intensifica ações para melhorar a segurança no trânsito

14 Set 2018 - 19h19Por Redação
São Carlos intensifica ações para melhorar a segurança no trânsito - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Teve início nesta sexta-feira (14), a Semana Nacional de Trânsito. Com o tema: Educação e Cidadania no Trânsito – “Respeito no Trânsito, uma via de mão dupla”, a semana visa conscientizar todos para um trânsito mais seguro. A abertura da Semana foi no auditório do Paço Municipal, com uma palestra para alunos da rede municipal de educação e contou com a presença de representantes de vários setores.

A Semana Nacional de Trânsito foi criada em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro. Seu objetivo é promover e intensificar as atividades educativas de todos os órgãos e entidades de trânsito para alcançar os desafios da redução de mortos e feridos pela imprudência ao volante. A ideia é envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Um estímulo para que todos os condutores, ciclistas, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro.

“A Semana Nacional do Trânsito tem o objetivo de concentrar as atividades no sentido de melhorar a segurança do trânsito, melhorar a fluidez, chamar atenção da população para os problemas do trânsito e ao mesmo tempo ser uma semana educativa. Por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, com apoio de várias instituições, faremos inúmeras atividades para que a nossa população, principalmente, os motoristas para que tenham mais respeito pelo próximo e assim promover a diminuição dos acidentes e mortes no trânsito. O que já está acontecendo no munícipio. Em 2017, foram 8 mortes na cidade, em 2018, foram 6 óbitos”, informou o secretário de Trânsito e Transporte, Coca Ferraz.

Um dos problemas que São Carlos enfrenta atualmente no trânsito, é o excesso de veículos. Em 2017, eram 71 carros para cada 100 habitantes.

Os agentes de segurança são parceiros da Semana Nacional de Trânsito. A Polícia Militar participou da abertura e pediu apoio das crianças para um trânsito mais seguro. “Faremos parte da Semana Nacional do Trânsito, principalmente, por causa do foco preventivo, a intenção é salvar vidas e proteger pessoas. Esse é o objetivo maior da Polícia Militar. Queremos que não haja nenhuma morte e para isso é importante que todas as autoridades constituídas participem desse momento. E as crianças tem papel fundamental: crianças corrijam os adultos que cometem infrações de trânsito”, convocou o Major Jefferson Lopes Jorge, coordenador de Operações da Polícia Militar.

Outro parceiro da Semana é o Fundo Social de Solidariedade. “O Fundo Social tem como objetivo o desenvolvimento de projetos sociais, campanhas, cursos, parcerias e eventos para melhorar a vida das pessoas mais carentes. Mas não poderia deixar de se envolver em uma ação tão importante de proteção a vida”, disse Lucinha Ferreira Garcia Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A Semana segue com várias atividades e no sábado, dia 22 de setembro, será o Dia D – Dia Municipal Sem Carro com um passeio ciclístico.

Confira a programação completa:

18/9 - Pedágio Educativo

Local: Praça do Mercado Municipal

Horário: 9h às 11h e das 15h às 17h

19/9 - Palestra e Mobilização de Alunos

Local: Escola Estadual Prof. João Jorge Marmorato – Av. Vicente Pelicano, 482 - Jd. Dona Francisca

Horário: 10h às 12h30

19/9 - Cidade Mirim e Panfletagem

Local: Shopping Iguatemi

Horário: 14h às 20h

20/9 - Orientação para Motociclistas

Local: Praça Itália

Horário: 9h às 11h e das 16h às 18h

21/9 - Cidade Mirim e Panfletagem

Local: Shopping Passeio São Carlos

Horário: 14h às 20h

22/9 - Dia D – Dia Municipal Sem Carro / Passeio Ciclístico

Local: Trajeto saindo do Ginásio Milton Olaio Filho até a Praça do Mercado Municipal

Horário: 8h às 12h

24/9 - Palestra e Mobilização de Alunos

Local: Escola Pequeninos para o Futuro

Horário: 14h.

Leia Também

Últimas Notícias