sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

São Carlos inicia campanha "Juntos pela vida, todos contra a Dengue"

02 Out 2015 - 19h43
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Serviços Públicos e Comunicação, lançou na tarde desta sexta-feira (2), no auditório da Escola Estadual Álvaro Guião, a campanha “Juntos pela Vida, Todos contra a Dengue”. Além de secretários municipais envolvidos diretamente na campanha, o evento contou com a participação do diretor Técnico do Departamento Regional de Saúde, Antonio Martins de Oliveira, que na ocasião representou o Secretário de Saúde do Estado, David Uip, do presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, da Dirigente Regional de Ensino, Débora Costa Blanco, do Sargento do Tiro de Guerra, Márcio Rogério da Silva Donegá e de membros do Conselho Municipal de Saúde.

Neste ano a campanha envolverá cerca de 20 mil alunos, além de professores e profissionais das unidades de saúde da família e servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Para as atividades que serão desenvolvidas nas escolas, cada aluno receberá material para promover as ações em conjunto com a família e depois registrar essas ações nas fichas disponibilizadas, entregando esse material para o professor responsável. A intenção é que esses alunos multipliquem os conhecimentos e se tornem agentes mirim contra a dengue. Na ocasião dois alunos da rede municipal e estadual de ensino receberam simbolicamente o kit educacional contra a doença.

De acordo com o secretário interino de Educação, Douglas Marangoni, para incentivar ainda mais a guerra contra a dengue, o município realizará a 1ª Olimpíada Municipal de São Carlos contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Nossa intenção é envolver o maior número de pessoas. As crianças são as maiores multiplicadores dos cuidados que devemos ter dentro de casa. Esse será o nosso norte dentro das escolas em parceria com a Dirigente Regional de Ensino, Débora Costa Blanco”.

Durante o lançamento oficial da campanha, o secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli, apresentou para os participantes todas as ações do Plano de Contingência contra a Dengue, Chikungunya e Zika de São Carlos 2015/2016. “Nosso objetivo é desenvolver ações de prevenção, controle dos processos epidêmicos, assistência, comunicação e mobilização social. Por isso estamos fazendo grandes parcerias para que possamos desenvolver ações de educação em saúde, especialmente no sentido de evitar ou eliminar os criadouros do mosquito transmissor e informar sobre os perigos e as causas dessas doenças, evitando assim, casos positivos de dengue em São Carlos”.

De julho de 2014 até junho de 2015 o município registrou 21.254 notificações da dengue. O numero inclui todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde. “Por meio de nossa secretaria, elaboramos uma grande mobilização, nada como as crianças para nos ajudar a destruir os criadouros do mosquito. Só com conscientização é que vamos conseguir excelentes resultados e combater a dengue em nossa cidade. Que agradecer o apoio de todas as pessoas que estão juntas pela vida e contra a dengue, unidos vamos vencer esta batalha”, disse o prefeito Paulo Altomani.

Como parte das ações dentro da campanha, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizará a retiradas de materiais inservíveis dos imóveis, limpeza de bueiro e terrenos baldios em várias regiões da cidade. Conforme a programação do Plano Municipal de Combate a Dengue serão disponibilizados para o Mutirão de Limpeza, 5 caminhões e 20 agentes gerais. A ação seguira um cronograma dos bairros que será divulgado com antecedência, além de um carro de som que irá divulgar as ações previamente nos locais. “Estamos vendo um plano de Contingência que podemos considerar modelo para todo o Estado, com certeza esta campanha elaborada por São Carlos tem tudo para dar certo”, avaliou o diretor Técnico do Departamento Regional de Saúde, Antonio Martins de Oliveira.  

Leia Também

Últimas Notícias