terça, 23 de abril de 2024
Cidade

São Carlos ganha um habitante muito especial; presente de comemoração dos 160 anos da cidade

17 Nov 2017 - 15h12
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A equipe do Parque Ecológico de São Carlos comemora um nascimento muito especial que brindou o 160º aniversário da cidade, com o nascimento de saguis ameaçados de extinção.

O casal de Sauim de Coleira (Saguinus bicolor), estava em Manaus, mas deixou a cidade em 2015, em busca de tranquilidade e proteção no interior paulista, já que sua situação no Estado do Amazonas está criticamente ameaçada, em virtude do crescimento desordenado da Região Metropolitana.

O casal, encontrou abrigo seguro, cuidado e proteção no Parque Ecológico de São Carlos, e depois de dois anos, vivendo em ritmo de interior paulista, resolveram investir no crescimento da família, e no último dia 2 de novembro, a comemoração foi em dose dupla.

A equipe técnica do Parque, optou por não divulgar, tão cedo, estes nascimentos, pois o jovem casal, como todos os papais e mamães "marinheiros de primeira viagem" precisava de muita paz e calma, para juntos, descobrirem como cuidar de seus pequeninos. "Eles estão se saindo muito bem", afirma Francisco Rogério Paschoal, Biólogo do Parque Ecológico de São Carlos.

"Esse é o resultado do trabalho sério e focado nos objetivos de um bom zoológico, com lazer contemplativo, educação ambiental, conservação ex-situ (hoje conservação integrada) e pesquisa.  Parabéns Zoo de São Carlos", disse Dayse Campista, bióloga, membro do Grupo de Assessoramento Tecnico do PAN Sauim e Representante da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil no PAN Sauim. Segundo Dayse, "os zoológicos brasileiros têm um papel fundamental na conservação desta espécie e o sucesso da reprodução no Parque Ecológico de São Carlos é uma esperança e uma grande contribuição".

O Parque Ecológico permanece aberto para visitação pública, de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30 com entrada gratuita.

A equipe técnica pede a colaboração dos visitantes, a fim de evitar aglomerações e barulhos excessivos, próximos aos recintos dos animais, e pede, para nao jogar alimentos e objetos, que venham causar danos à saúde dos mesmos.

PRIMATA ENDÊMICO

O Sauim de Coleira é um pequeno e simpático primata endêmico do Brasil, que só ocorre no Estado do Amazonas, em uma pequena área (sendo considerada a menor área para um mamífero amazônico, 7.500km2), em parte dos municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva.

Por ser muito carismático, o Sauim de Coleira, foi escolhido para ser o mascote oficial de Manaus/AM, mas, apesar de todo este estrelismo, ele não foi poupado pelas ameaças, que são muitas, como os incêndios, assentamentos rurais, expansão urbana, predação por espécies domésticas (cães), desmatamento, desconexão de habitat, redução de habitat, poluição de ambientes, atropelamentos e eletrocussão na rede de energia urbana, além da briga por ocupação de área por expansão de outra espécie de primata, o Sagui de Mãos Douradas (Saguinus Midas) (Röhe 2006).

Segundo a International Union for Corservation of Nature - IUCN, o Sauim de Coleira está ameaçada "em perigo" (EN). E desde 2011 o ICMBio-MMA coordena o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim de Coleira - PAN Sauim. No PAN Sauim são realizadas ações que visam reverter as ameaças a esse primata, dentre as ações estão a criação de Unidade de Conservação, conectividade entre os fragmentos de florestas, conservação ex situ, educação ambiental dentre outras.

Leia Também

Últimas Notícias