terça, 23 de abril de 2024
Cidade

São Carlos ganha ambulatório de ortopedia na Santa Casa

25 Jun 2012 - 22h15
0 - 0 -

Uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos e a Santa Casa viabilizou a reforma de um imóvel ao lado do SMU da Santa Casa que passa a abrigar o ambulatório médico de ortopedia “Dr. Luiz Gonzaga Krempel de Castro”, uma homenagem da provedoria do hospital ao trabalho do médico ortopedista e traumatologista.

Pela parceria a Prefeitura investiu R$ 120 mil para a compra dos materiais de construção para a reforma do espaço e a Santa Casa pagou a mão de obra.

O atendimento em princípio será traumatológico para os pacientes emergenciais e pós-operatório da Santa Casa que serão atendidos durante o plantão do hospital. A próxima meta é ampliar o serviço para o atendimento de especialidade ortopédica, tendo como objetivo absorver a demanda do atendimento referenciado dos pacientes do município, encaminhados pelas UPA’s do Cidade Aracy e Vila Prado, Centro Municipal de Especialidades (CEME), SAMU e Hospital-Escola, além dos pacientes da região. O ambulatório de ortopedia possui 2 salas de curativo e 1 consultório médico.

O médico Ricardo de Castro, chefe da diretoria clinica no setor de ortopedia, filho do homenageado, agradeceu a homenagem ao pai dizendo que “ela é inexplicável não sendo possível quantificar a alegria da família”. Ainda segundo Castro, o pai começou o trabalho em ambulatório de ortopedia há 40 anos. “Nós sabíamos que com o tempo foi ficando pequeno para a cidade, precisava mais e hoje nós conseguimos implantar este novo graças a Prefeitura e a Provedoria, queria a agradecer o trabalho de todos principalmente o pessoal da ortopedia que estiveram o tempo todo ao nosso lado”, destacou Castro.

O provedor da Santa Casa António Valério Morillas Júnior lembrou que

a conquista é uma luta de alguns anos e o empenho que foi feito pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa vai trazer uma melhoria na qualidade e humanização do atendimento aos pacientes SUS.

“Eles vão sair daqui diretamente para fazer o seu raio-x e ressonância e trazer de volta para o médico fechar o diagnóstico,  haverá ganho de tempo, espaço, humanização e qualidade do atendimento”, disse Morillas.

O prefeito Oswaldo Barba disse ter uma satisfação enorme em ter participado da construção do novo ambulatório. “Eu escutei durante um bom tempo a reclamação de que não havia condição digna muito menos adequada no espaço que nós tínhamos para o atendimento de ortopedia. Nós buscamos diversas alternativas e a solução foi adequar este espaço que através de parceria do munícipio com a Santa Casa vai trazer melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e ao atendimento da população”, disse Barba.

Também participaram da solenidade de inauguração o vice-prefeito Emerson Leal, o secretário municipal de Saúde, Marcus Vinicius Bizarro, os vereadores Edson Fermiano, Normando Lima, Lineu Navarro e Antonio Carlos Catharino, entre outras autoridades.

A mesa administrativa da Irmandade da Santa Casa fez ainda na manhã desta segunda-feira (25), o descerramento da uma placa do novo centro cirúrgico do hospital que recebeu o nome do médico anestesiologista “Dr. Eddio Pelegrini”. A obra foi realizada em parceria com os Governos Federal, Estadual, Prefeitura e Câmara de Vereadores de São Carlos.

Eddio Pelegrini lembrou que há mais de 40 anos está trabalhando na Santa Casa e que muitos outros colegas médicos com qualidades imensas poderiam receber a homenagem. “Tenho a impressão que talvez pela minha maneira de ser, de atuar juntos aos pacientes e a própria Santa Casa é que me foi feita essa homenagem. Fico emocionado agradeço a todos, a família, mas a homenagem não fica restrita a mim, é extensiva a todos os meus colegas que tiveram participação e ajudaram na formação que eu tenho. Podem estar certos que eu vou continuar sendo da mesma maneira até quando Deus permitir, porque já sou um octogenário”, ressaltou Pelegrini.

Referência em vários procedimentos de alta complexidade - A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é referência para os tratamentos de Alta Complexidade em gestação de alto risco nível III desde abril de 1999, UTI Nível II desde setembro de 2003, neurocirurgia Nível II desde outubro de 1998, UTI Neonatal, Infantil Nível II desde fevereiro de 1999, nefrologia desde outubro de 2005, cardiologia desde outubro de 2002, radioterapia desde setembro de 2007 e ortopedia (credenciado para tratamento de ombro, quadril, joelho e tumor ósseo) desde dezembro de1995.

A Santa Casa realiza também outros serviços como cirurgias ambulatoriais, oftalmo, otorrino, tratamento de dor crônica, serviços de Urgência e Emergência e ambulatório de cirurgias cardíacas.

Leia Também

Últimas Notícias