quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

São Carlos está pronta para a passagem histórica da Tocha Olímpica – Rio 2016

15 Jul 2016 - 19h52
0 - 0 -

São Carlos está pronta para participar do caminho histórico do fogo olímpico até a abertura dos Jogos Rio 2016. Nesta segunda-feira (18), por volta do meio-dia, o comboio da Tocha Olímpica chegará à cidade. Pelo menos vinte e uma pessoas vão conduzir a tocha pelas ruas da cidade. A Força Tarefa Local, organizada pela Prefeitura em conjunto com Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e diversas entidades. Mais de 400 pessoas, entre servidores e voluntários vão oferecer toda a estrutura para que o evento aconteça. Os duzentos voluntários receberam instruções em uma reunião realizada nesta sexta-feira (15), no Paço Municipal.

A chama olímpica foi acesa no dia 21 de abril, frente às ruínas do templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, numa cerimônia que recria o método usado na antiguidade e que se destinava a garantir a pureza da chama: atrizes representando sacerdotisas de Héstia colocam uma tocha na concavidade de um espelho que concentra os raios da luz do sol que, agora como na antiguidade, acende a chama que marcará o início de mais uma realização dos Jogos.

Em seguida, a chama é transferida para uma urna que é levada até ao local do antigo estádio. Aí a chama é usada para acender a tocha olímpica, transportada pelo atleta que fará o primeiro percurso do revezamento. Como prevenção, dias antes acende-se uma chama, usando o mesmo método, que é então mantida acesa para ser usada caso o céu esteja nublado no dia da cerimônia. A chama chegou ao Brasil no dia 27 de abril, exatos 100 dias antes da abertura dos Jogos.

O revezamento começou no dia 3 de maio, em Brasília. Um processo seletivo elegeu a maior parte dos 12 mil condutores que terão a oportunidade de levar a tocha por cerca de 200 metros pelas ruas de mais de 300 cidades brasileiras. Outros 200 municípios apenas assistem à passagem da comitiva, mas a estimativa oficial é de que 90% dos brasileiros acompanhem o evento.

Em São Carlos o comboio entrará pela avenida São Carlos, vindo de Araraquara, chegando até a frente do restaurante McDonalds. Ali, os embaixadores da Tocha, alunos da ETEC Paulino Botelho e da EMEB Dalila Galli, escolhidos em um concurso de redação, vão retirar o fogo de uma espécie de lamparina para acender a tocha e entregar ao primeiro condutor, que partirá pela avenida em mão invertida, o trânsito estará fechado para o evento. Os condutores vão se revezar a cada duzentos metros, até a chegada no estádio Luisão, onde será acesa uma pira com o fogo da Olimpíada.

O revezamento seguirá o seguinte sentido.

1.     Saída - em frente ao Mcdonalds - avenida São Carlos (entre rua Cesar Ricome e rua Santa Cruz)

2.     Rua Santa Cruz (entre avenida São Carlos e estação Ferroviária)

3.     Rua Cândido Padim (do pontilhão até avenida Dr Teixeira de Barros)

4.     Avenida Dr Teixeira de Barros (entre rua Cândido Padim e Desembargador Julio de Faria)

5.     Rua Desembargador Julio de Faria (entre Avenida Dr. Teixeira de Barros e Rua Francisco Fiorentino)

6.     Rua Francisco Fiorentino (entre Desembargador Julio de Faria e Avenida Grécia)

7.     Chegada Estádio Luís Augusto de Oliveira.

 

Diversas apresentações esportivas serão feitas ao longo do trajeto.

Logo na saída, alunos de capoeira, de um projeto apoiado pela Prefeitura vão acompanhar o primeiro condutor.  Ainda na Avenida São Carlos, na altura da rua Padre Teixeira, quinze crianças da Escola SESI vão acompanhar o condutor. Já na Praça Coronel Salles outros quinze alunos do SESI vão estar junto ao condutor. Em frente à Catedral, será a vez da equipe de Triathlon do SESI - uma das principais do país. Na Praça do Mercado o time de rugby de São Carlos estará com o condutor. Já na Praça Antonio Prado, no final do trajeto, será a vez dos alunos de judô, acompanhados pelo professor Sebá. Por fim, no estádio Luisão, as meninas da ginástica artística de São Carlos, campeãs em diversos torneios nacionais e internacionais, os alunos da capoterapia, terapia com capoeira, o time de rugby e os alunos do SOAF - SMEL (Programa de atividades físicas voltadas a terceira idade) vão encerrar a recepção de São Carlos ao maior símbolo dos Jogos Olímpicos, marcando uma data para a história da cidade.

CONDUTORES - Em São Carlos estão confirmados o ex-lateral da seleção brasileira, Fábio Aurélio Rodrigues, atleta olímpico, com passagens por São Paulo, Liverpool e Valencia, da Espanha; o advogado e nadador paratleta Henrique Sacomano Nasser, eleito paratleta modelo pelo Comitê Olímpico Sul-americano; o pesquisador Vanderlei Bagnato, um dos principais nomes da ciência brasileira e a ex-capitã da seleção brasileira de futebol feminino, medalha de prata nos jogos de Atenas, Mônica de Paula.

  HISTÓRIA - A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu um revezamento de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim

Beijo das Tochas

Cada condutor passa o fogo de uma tocha para outra, como o público de São Carlos poderá acompanhar. O sistema de acendimento só funciona após o giro de uma chave na parte de baixo da tocha que a faz expandir. São liberados, então, uma mistura de butano e propano para deixar a chama com cores bonitas. Quando o fogo carregado por um condutor se aproxima dessa mistura de gases acontece o "beijo", e assim a chama olímpica será transferida por todo o país. Testes simularam ventos de até 120km/h para evitar o imprevisto da flama apagar durante o percurso.

NÚMEROS

CONDUTOR

12.000 pessoas terão a oportunidade de conduzir a tocha olímpica

BATEDOR

Uma escolta vai garantir um percurso livre de trânsito e sem imprevistos nas ruas do Brasil

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

95 dias

ANTES DOS JOGOS OLÍMPICOS

20 mil

KM PERCORRIDOS POR TERRA

16 mil

KM PERCORRIDOS DE AVIÃO

300 cidades

APROXIMADAMENTE, INCLUINDO TODAS AS CAPITAIS

26 estados

E DISTRITO FEDERAL

REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

SÃO CARLOS recebe no dia 18 de julho o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O comboio trazendo a chama Olímpica chegará à cidade às 11h. A Tocha Olímpica será acesa pela primeira vez na avenida São Carlos, 3134 - em frente ao McDonalds.

Para realizar esse grande evento com o menor impacto possível na circulação urbana, e com o objetivo de garantir à população seu acesso aos locais por onde o Revezamento da Tocha vai passar, serão realizadas as seguintes alterações no trânsito:

No próximo domingo (17/07), partir das 23 horas, as ruas e avenidas do trajeto, deverão ser desocupadas por veículos,caçambas, ou qualquer outro objeto que esteja nas mesmas. entre 10h e 13h as mesmas estarão interditadas, com liberação assim que o comboio passar.

 

Leia Também

Últimas Notícias