sexta, 29 de março de 2024
Cidade

São Carlos emite Carteira Internacional de Vacinação a partir desta quinta

29 Fev 2012 - 17h09
0 - 0 -

A partir desta quinta-feira (1º), a Prefeitura de São Carlos passa a emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Antes apenas portos e aeroportos emitiam o documento, obrigatório para algumas viagens ao exterior.

A medida visa facilitar a vida dos moradores de São Carlos e região que viajam para o exterior. O documento será emitido pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos (Vigep). A apresentação do CIVP é necessário para os passageiros com viagem que têm como destino países com risco de transmissão de febre amarela.

A permissão para emitir o certificado foi dada Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São Carlos é a primeira cidade da região e a sexta no interior a oferecer o serviço que ajuda a controlar as doenças que podem circular com as pessoas. Segundo a Anvisa a proposta é descentralizar o serviço de emissão do certificado que antes era feito exclusivamente nos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas e nos portos de Santos e São Vicente.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, que esteve em São Carlos no dia 13 de fevereiro para anunciar a medida, explicou que a Agência se esforçou para inserir o agendamento on line e agora busca levar esse serviço para o interior de São Paulo. "Agora qualquer cidadão de qualquer cidade pode solicitar a certificação e retirar em São Carlos, na Vigilância Epidemiológica, depois de fazer o agendamento na internet", orienta Barbano.

Serviço - Para dar entrada na emissão do CIVP, é preciso realizar o cadastramento no site da ANVISA - www.anvisa.gov.br/viajante e agendar atendimento prévio na Vigep de São Carlos através do e-mail viajante@saocarlos.sp.gov.br .

Com cadastro e agendamento encaminhado, a retirada do CIVP poderá ser feita na sede da Vigep de São Carlos, na rua Conde do Pinhal, n.º 2.161, centro, que vai atuar como Centro de Orientação ao Viajante com atendimento aos solicitantes de segunda a sexta-feira das 14h30 as 17h30.

Leia Também

Últimas Notícias