sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

São Carlos é a 26ª do Estado para fazer carreira profissional

28 Jul 2010 - 12h05Por Redação São Carlos Agora

São Carlos foi considerada a 26ª cidade do Estado de São Paulo e a 46ª do país com mais oportunidade de crescimento profissional. O levantamento foi publicado na edição de julho da revista “Você S/A”, da editora Abril.

Anualmente, a publicação divulga a pesquisa “As 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira”, coordenada este ano pelo professor Moisés Balassiano, da Fucape, uma escola de negócios do Espírito Santo.

Na região, São Carlos foi a que obteve a melhor colocação, já que Araraquara e Rio Claro ficaram, respectivamente, em 34º e 48º entre as cidades do Estado e 60º e 83º considerando o restante do país.

Para compor o ranking são considerados três indicadores: vigor econômico, oferta de cursos de graduação e pós-graduação e oferta de serviços de saúde.

Segundo a revista, o interior de São Paulo tem se mostrado um excelente local para fazer carreira, como São Carlos, que abriga duas das principais universidades públicas do país, USP e UFSCar, e as unidades particulares Unicep e Fadisc.

Essas instituições proporcionam ao município uma das maiores relações de professores doutores por habitante - 1 doutor para cada 180 habitantes. No Brasil, a razão é de 1 para 5.423 habitantes.

Na área de emprego, grandes multinacionais estão instaladas em São Carlos, como Volkswagen (motores), Tecumseh (compressores), Faber-Castell (lápis), Electrolux (geladeiras e fogões), TAM (Centro Tecnológico).

Destacam-se também as pequenas empresas de base tecnológica, resultantes da capacidade científica e tecnológica instalada na cidade. São mais de 100 empresas de base tecnológica.

Saúde
Investindo R$ 115,8 milhões do orçamento municipal em saúde, São Carlos possui dois hospitais públicos (Santa Casa e Hospital-Escola), 16 equipes de Saúde da Família, que atendem 55 mil pessoas na prevenção de doenças, além de um Centro Municipal de Especialidades Médicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Centro de Especialidades Odontológicas, 14 Unidades Básicas de Saúde, 2 Unidades de Pronto-Atendimento, Ambulatório Oncológico e 2 Centros de Atenção Psicossocial.

Leia Também

Últimas Notícias