terça, 23 de abril de 2024
Cidade

São Carlos deve continuar na fase vermelha do Plano SP

Dados atualizados pela Fundação Seade mostram que a taxa de ocupação de UTIs na região da DRS-3 está em 84.7%.

19 Fev 2021 - 06h28Por Redação São Carlos Agora
Lojas fechadas no Centro de São Carlos durante a fase vermelha - Crédito: São Carlos AgoraLojas fechadas no Centro de São Carlos durante a fase vermelha - Crédito: São Carlos Agora

O governo de São Paulo deve anunciar nesta sexta-feira (19) a nova classificação de fases do Plano SP. São Carlos deve permanecer na fase vermelha, a mais restritiva, por pelo menos mais uma semana. 

A última classificação aconteceu no dia 5, quando houve o rebaixamento da fase laranja para a vermelha da região do Departamento Regional de Saúde 3 (DRS-3), composta por 24 cidades, incluindo São Carlos e Araraquara.

Naquela época a DRS tinha 85,7% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. Este critério é o de maior peso para definir a classificação. Dados atualizados ontem pela Fundação Seade mostram que esse número praticamente não mudou e está em 84.7%.

O Plano SP prevê que quando taxa de ocupação de UTIs estiver acima de 75%, a região deve ser colocada na fase vermelha.

Outro fator que deve ser levado em consideração pelo governo estadual é a situação de Araraquara, que vive uma grave crise no setor da saúde provocada pela Covid-19. A cidade chegou está com todos os leitos de UTI e enfermaria ocupados, com 16 pacientes aguardando transferência. O município também confirmou a circulação da nova variante do vírus de Manaus.

Municípios integrantes da DRS-3:

AMÉRICO BRASILIENSE
ARARAQUARA
BOA ESPERANÇA DO SUL
BORBOREMA
CÂNDIDO RODRIGUES
DESCALVADO
DOBRADA
DOURADO
GAVIÃO PEIXOTO
IBATÉ
IBITINGA
ITÁPOLIS
MATÃO
MOTUCA
NOVA EUROPA
PORTO FERREIRA
RIBEIRÃO BONITO
RINCÃO
SANTA ERNESTINA
SANTA LÚCIA
SÃO CARLOS
TABATINGA
TAQUARITINGA
TRABIJU

Leia Também

Últimas Notícias