quinta, 28 de março de 2024
Cidade

São Carlos debate regionalização do turismo

22 Set 2010 - 19h01Por Redação São Carlos Agora

São Carlos realizou, na última quarta-feira (22), o 3º Encontro de Regionalização do Turismo, evento promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo (SELT). O prefeito Oswaldo Barba esteve no evento.

 O objetivo do encontro é fortalecer a regionalização do turismo, possibilitando um novo modelo de governabilidade, com a inclusão de todos os municípios nas políticas públicas voltadas ao segmento. “Todas as cidades do Estado de São Paulo têm suas particularidades, suas características e que podem ser exploradas para o turismo e esse é um dos propósitos da regionalização do turismo”, afirmou o coordenador de turismo da SELT, Luiz Flaviano Furtado.

Essa regionalização redefiniu o mapa turístico do Estado, que resultou na criação de 34 regiões, que deve conduzir o turismo de forma organizada em São Paulo. São Carlos integra a Região Centro Paulista, com 26 municípios. “Os encontros são muito interessantes, pois abrem possibilidades de extrairmos o potencial turístico de cada município, especialmente os que fazem parte da nossa região”, assinalou o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo.

O prefeito Oswaldo Barba entende que o turismo é um grande gerador de emprego e renda, afirmando que a cidade tem um grande potencial para turismo de negócios, principalmente por abrigarmos importantes universidades – USP e UFSCar – além de centros de pesquisa. “São Carlos tem se especializado em outros setores que atraem turistas, como eventos esportivos. A cidade recebeu eventos do balonismo, Grand Prix de Vôlei, golfe, que movimentam os hotéis, o comércio e a gastronomia”, pontuou.

Barba também lembrou do apoio do Ministério do Turismo, que liberou recursos na casa dos R$ 30 milhões para a realização de obras como o Boulevard, pavimentação da estrada de acesso à Cidade da Energia e apoio financeiro na realização de festas em São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias