Menu
terça, 30 de novembro de 2021
Cidade

São Carlos continua sendo a 15ª cidade mais competitiva do país, diz ranking

Levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) foi divulgado nesta segunda-feira (22)

22 Nov 2021 - 13h41Por Redação São Carlos Agora
São Carlos manteve a 15ª posição no ranking - Crédito: 4Fly DronesSão Carlos manteve a 15ª posição no ranking - Crédito: 4Fly Drones

O Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária, divulgou nesta segunda-feira (22/11), a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios que analisou 411 municípios, o que corresponde a 7,38% do total de municípios brasileiros. Em conjunto os 411 municípios analisados correspondem a 59,75% da população brasileira. São Carlos aparece na 15ª colocação, com nota 60,45, mantendo a mesma posição em relação a 2020. A cidade de Barueri lidera o ranking, seguida por São Caetano do Sul.

O Ranking de Competitividade dos Municípios tem como propósito alcançar um entendimento mais abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Ao mesmo tempo, o Ranking se configura como uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

A segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões. A dimensão institucional analisa o nível de competitividade do ponto de vista da capacidade de uma região em criar as bases do desenvolvimento, seja do ponto de vista regulatório, do funcionamento eficiente da máquina pública, da boa gestão fiscal ou pela presença ativa da sociedade civil.

A dimensão social analisa o nível de competitividade focando na capacidade de uma região em fornecer à população local condições básicas para o bem-estar e a qualidade de vida. Neste estudo foi abordado na ótica social os temas de saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Por fim, a dimensão economia analisa o nível de competitividade olhando a capacidade de uma região em produzir bens e serviços, gerar emprego e renda, possuir uma economia inovadora e dinâmica, com bom ambiente de negócio, com infraestrutura básica para o desenvolvimento e uma mão de obra qualificada
Em alguns indicadores São Carlos teve uma evolução de 2020 para 2021. No indicador “Qualidade em Saúde” o município saiu da 95ª para a 40ª posição, melhorando 55 posições em relação ao ano anterior. Já no indicador “Capital Humano” saiu da 66ª para a 44ª posição no ranking e no “Acesso à Educação” subiu 11 posições, saindo da 111ª para a 90ª posição. No indicador “Dinamismo e Inovação Econômica” a cidade ocupa a 6ª posição.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias