quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

São Carlos confirma mais dois casos importados de dengue

09 Fev 2011 - 09h10

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou dois novos casos importados de dengue em São Carlos;  trata-se de um morador da área rural que contraiu a doença em viagem para Descalvado (SP) e de uma moradora do Residencial Damha I que viajou para Ubatuba (SP).

A Vigilância Epidemiológica informa que as ações de bloqueio já foram feitas e a nebulização dos dois locais sempre é realizada a partir do momento em que a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) libera para São Carlos o inseticida para nebulização.

A VIGEP pede para que a população fique atenta nesta época do ano, principalmente no período posterior às férias, quando normalmente aumenta o número de pessoas retornando de outras cidades ou Estados que possuem focos transmissores de dengue.

A recomendação é que, ao chegarem a São Carlos, os cidadãos observem se há o aparecimento dos principais sintomas da dengue: febre alta, dor pelo corpo e vermelhidão pela pele que parece alergia. Neste caso, o indicado é passar por consulta médica e comunicar a Vigilância Epidemiológica local imediatamente pelo telefone 3307-7405.

A comunicação é importante porque permite o desencadeamento de ações em tempo hábil para impedir a instalação de focos de transmissão autóctone (local) de dengue na cidade.

Outros casos
A Secretaria Municipal de Saúde havia confirmado outros 4 casos importados da doença nos dias 17 e 28 de janeiro de moradores dos bairros: Santa Felícia,  que contraiu a doença em viagem  para Ibiassuce (BA), do Jardim Paulistano, que viajou para Vitória (ES), do Jardim Beatriz, que contraiu a doença em viagem para Paranaíba (MS), e o caso de uma moradora do Jockey Clube que viajou para Pedras de Maria da Cruz (MG).

Leia Também

Últimas Notícias