quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

São Carlos comemora o dia mundial de conscientização do autismo

01 Abr 2014 - 19h29
0 - 0 -
Com o objetivo de informar, conscientizar e promover o diálogo sobre o Autismo, a ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu a data 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
 Em São Carlos, o grupo de apoio aos pais de autistas, Grupo A+ São Carlos, realiza nesta quarta-feira (2), a apresentação da peça infantil “Petúnia, a Galinha Pintadinha”, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
 Segundo Marli Zotesso, uma das coordenadoras do Grupo A+ São Carlos, os eventos nesta data servem para desmitificar e promover a inclusão. “Infelizmente o autismo está crescendo. Para cada 100 nascimentos, um é autista. Esta data é importante para a sociedade se informar, pois, infelizmente, existe preconceito por falta de informação. As pessoas são intolerantes às vezes. Inclusive, o nosso lema é ‘mais informação, menos preconceito’. Temos o intuito de que as pessoas se informem antes de julgar alguém com Autismo, que se coloque no lugar do próximo. Os eventos que acontecerão em São Carlos buscam justamente isso, promover a inclusão e aproximar famílias de autistas e sociedade”, explicou. 
 Para encerrar a programação, no próximo sábado (5), acontece a 1ª Cãominhada Azul, com saída da quadra da Igreja São Nicolau, às 17 horas e final do percurso no Parque do Bicão. Para participar é preciso vestir camiseta azul, cor símbolo do Autismo.
“Esta é a 1ª Cãominhada realizada pelo Grupo A+ e desejamos que seja muito bem recebida pela população. Queremos reunir famílias, autistas, cachorros e sorrisos. Serão distribuídas bandanas na cor azul para os cães participantes. A participação é gratuita, não precisa se inscrever. Pedimos para quem puder doar 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado aos Vicentinos da Igreja São Nicolau de Flue. Convidem os amigos, a família e tragam seus cãezinhos”, convidou Marli Zotesso.
 O Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA). As causas são desconhecidas e, ainda, não existe cura. Promover o diálogo e divulgar o que é o Autismo contribui para minimizar as dificuldades enfrentadas pelo Autista e seus familiares.
 
Confira a programação:
 
Apresentação da peça infantil "Petúnia, a Galinha Pintadinha"
Dia 2 de abril (quarta-feira), às 20h00. 
Local: Teatro Municipal de São Carlos. Entrada gratuita. É necessário retirar ingresso na portaria do teatro, com 1h de antecedência.
 
1ª Cãominhada Azul
Dia 5 de abril (sábado), às 17h00. 
Local de saída: quadra da Igreja São Nicolau. 
Para participar é preciso vestir camiseta azul. Não é necessária inscrição.

Leia Também

Últimas Notícias